O megainvestidor Warren Buffett comentou, no último sábado (3), sobre o aumento das tarifas promovido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em abril. A declaração ocorreu durante a convenção anual de investidores da Berkshire Hathaway, empresa liderada por Buffett.
“Não acho boa ideia um mundo em que alguns países dizem ‘hahaha nós ganhamos’. O comércio não deveria ser uma arma”, afirmou Buffett, expressando sua preocupação com as tensões comerciais internacionais. Ele destacou a importância de um comércio livre, afirmando que o protecionismo pode comprometer a prosperidade global. “Queremos um mundo próspero, e isso não acontecerá às nossas custas”, completou.
Buffett também se manifestou sobre a condição da economia americana, que muitos consideram estar enfrentando uma crise. Ele reiterou sua confiança na capacidade de resiliência dos EUA, lembrando que o país já superou eventos significativos, como a Grande Recessão e avanços tecnológicos. “Estruturamos nossa sociedade em cima de promessas que sempre entregamos. O dia em que mais tive sorte na minha vida foi quando nasci, porque nasci nos Estados Unidos”, destacou.