A BBC anunciou que não utilizará recursos dos contribuintes para permitir que comentaristas famosos, como Micah Richards, trabalhem em podcasts concorrentes durante a Copa do Mundo deste verão. Devido a questões financeiras e preocupações ambientais, a cobertura da BBC será feita a partir de seus estúdios em Salford, na maior parte do torneio. Richards terá um papel de destaque na programação, mas também fará aparições no podcast “The Rest is Football”, apresentado por Gary Lineker em Nova York.
Durante a Euro 2024, Richards e os comentaristas Alan Shearer e Gary Lineker gravaram episódios do podcast juntos em Berlim. No entanto, a decisão da BBC de permanecer no Reino Unido, somada à saída de Lineker da emissora no ano passado, complicou a possibilidade de eles gravarem juntos durante a Copa do Mundo.
Outra complicação surge da nova parceria entre “The Rest is Football” e a Netflix, que resultou em um investimento de 14 milhões de libras para melhorar a qualidade da produção do podcast. Com esse acordo, a Netflix espera lançar mais de 40 episódios de vídeo do podcast durante o torneio, buscando atrair a participação de diversos convidados famosos.
Lineker estará em Nova York durante todo o evento, e outros comentaristas se juntarão a ele conforme estiverem disponíveis. A BBC informou a seus comentaristas que eles podem trabalhar em outros meios durante a Copa, mas não arcará com os custos associados. Portanto, as despesas de viagem de Richards precisarão ser cobertas pela Netflix ou pela produtora Goalhanger.
Shearer, que também estará nos Estados Unidos para fazer comentários para a BBC, terá mais chances de apresentar “The Rest is Football” ao lado de Lineker pessoalmente.
Os apresentadores do programa “Match of the Day”, Mark Chapman, Kelly Cates e Gabby Logan, ficarão em Salford para a maior parte da Copa, mas é possível que um deles viaje para os EUA, especialmente se Inglaterra ou Escócia avançarem nas etapas finais do torneio. Eles também terão responsabilidades de podcast, apresentando o programa “The Sports Agents”, que deve ser gravado remotamente.
A decisão da BBC de centralizar sua cobertura no Reino Unido está relacionada, em parte, à enorme distância das viagens, que impacta seu compromisso com a redução da pegada de carbono. Além disso, a expansão da Copa do Mundo para 48 equipes, aumentando o número de partidas de 64 para 104, também influenciou a estratégia da emissora. Apesar desse aumento, os jogos transmitidos pela BBC serão exibidos em seus canais principais, e os direitos de transmissão no Reino Unido serão compartilhados com a ITV.
Tanto a BBC quanto o podcast “The Rest is Football” não se manifestaram sobre a situação.

