O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que essa doença representa cerca de 29% dos casos de câncer no país. Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos.
Para aumentar a conscientização sobre a gravidade dessa doença e a necessidade de prevenção, foi criada a campanha Novembro Azul. Essa campanha visa incentivar os homens a se informarem e a realizarem exames regulares, especialmente à medida que envelhecem.
O câncer de próstata é mais frequente em homens com mais de 65 anos, representando aproximadamente 75% dos casos globais. A incidência é maior em países desenvolvidos, onde o acesso a médicos e a tecnologias para diagnóstico é mais facilitado. Isso significa que em locais onde há mais recursos de saúde, mais homens são diagnosticados.
O uro-oncologista Felipe de Paula, diretor da Sociedade Brasileira de Urologia na seção de São Paulo, alerta que o número de casos de câncer de próstata tem aumentado. Ele atribui esse aumento a fatores como o envelhecimento da população e mudanças no estilo de vida, incluindo o aumento da obesidade, do sedentarismo e de doenças metabólicas, como o diabetes tipo 2.
Além dos fatores de saúde, ainda existe um preconceito em relação à busca por atendimento preventivo. Segundo o especialista, embora os homens estejam mais dispostos a procurar ajuda em comparação a anos anteriores, muitos ainda falam pouco sobre isso com amigos e familiares. A divulgação de informações sobre a doença é fundamental para motivar outros a realizarem seus exames preventivos.
Os principais sintomas do câncer de próstata incluem dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro e diminuição do fluxo urinário. É importante destacar que muitos homens podem não apresentar sintomas nas fases iniciais da doença, o que a torna ainda mais perigosa.
Homens que identificarem qualquer um desses sinais devem buscar um urologista para fazer os exames necessários. A detecção precoce do câncer de próstata aumenta significativamente as chances de cura, por isso a conscientização e o acesso à informação são cruciais para o tratamento eficaz.

