As datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 se aproximam. As provas acontecerão nos dias 9 e 16 de novembro. No entanto, em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as datas são diferenciadas, com aplicações agendadas para 30 de novembro e 7 de dezembro. Para auxiliar os estudantes na preparação para o exame, instituições de ensino, como Anhanguera, Estácio e Cruzeiro do Sul, estão promovendo diversas iniciativas.
A Faculdade Anhanguera se uniu à Faber-Castell para distribuir gratuitamente 60 mil canetas esferográficas pretas, que são um item obrigatório para a realização da prova. Essa distribuição ocorrerá em pontos estratégicos nas cidades de São Paulo e Salvador. Além disso, a Anhanguera também oferece aulas gratuitas e simultâneas em suas unidades, com revisões nas disciplinas de redação, ciências humanas, linguagens, matemática e biológicas. As transmissões são comandadas por professoras e influenciadoras conhecidas, como Pamba e Gabi Mello. Em agosto, a faculdade lançou uma plataforma chamada “100 dias para o Enem”, que disponibiliza conteúdos de preparação totalmente gratuitos.
A Estácio, por sua vez, criou a plataforma “Enem na MatérI.A.” em parceria com a Artplan. Essa iniciativa é gratuita e combina o conhecimento de professores com recursos de inteligência artificial, transformando conteúdos das redes sociais em material educativo voltado para os candidatos ao exame. Além de focar na preparação para o Enem, a plataforma oferece informações sobre carreiras e um desafio que premiará os participantes com bolsas de estudo integrais, além de uma viagem totalmente paga à Europa. Os destinos incluem Paris, Londres, Munique, Lisboa e Madrid, com passeios a museus e parques tecnológicos. Os interessados devem se inscrever no site da iniciativa para acessar esses recursos.
A Cruzeiro do Sul Educacional lançou o “Aulão das Estrelas”, um projeto gratuito que irá iniciar em 1º de novembro. Este projeto contará com aulas de revisão para o Enem ministradas por professores renomados, como Sandro Curió, Gabriel Cabral, Ramilton Batinga, Noslen Borges e Walter Solla. As aulas abrangerão matérias como Português, Redação, Matemática, Física, Química e História. Para garantir a inclusão, todas as aulas terão intérprete de Libras. Além disso, durante os dias 9 e 16 de novembro, os professores realizarão transmissões ao vivo com análise comentada da prova.
A psychologa Ana Lúcia Poffal, que também é professora na Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), irá oferecer uma aula sobre inteligência emocional, orientando os alunos sobre como enfrentar o exame de maneira mais tranquila. As inscrições para participar do “Aulão das Estrelas” podem ser feitas no site do projeto.
Essas ações visam apoiar os estudantes no momento das provas e contribuir para uma preparação mais eficaz para o Enem.

