Neste sábado, Lille e Rennes se enfrentarão no Stade Pierre-Mauroy em um duelo válido pela 17ª rodada da Ligue 1. Este será o primeiro jogo das equipes na temporada de 2026, e ambas buscam uma vaga nas competições europeias, após terem realizado um bom final de ano.
O Lille terminou 2025 com quatro vitórias seguidas no Campeonato Francês, e agora quer continuar sua boa fase. No último jogo do ano passado, a equipe venceu o Auxerre em um emocionante confronto que terminou com sete gols. Até agora, Lille soma 10 vitórias em 16 partidas nesta temporada.
A equipe, comandada pelo técnico Bruno Genesio, está bem posicionada na tabela, atualmente ocupando a quarta colocação, com cinco pontos a menos que o líder Lens. Lille tem um ataque poderoso, sendo um dos três times com mais gols nesta edição da Ligue 1, marcando 33 vezes até o momento, superado apenas por Marseille e Paris Saint-Germain. A equipe tem demonstrado força ao abrir o placar, tendo vencido oito dos últimos nove jogos em que marcaram primeiro.
Por outro lado, o Rennes vem de uma fase turbulenta. Após sofrer uma pesada derrota de 5 a 0 para o PSG na 15ª rodada, o time se recuperou com duas vitórias consecutivas: uma diante do Brest e outra na Copa, contra os Les Sables. Com cinco vitórias nos últimos seis jogos de liga, a equipe de Habib Beye está em ascensão e, com 27 pontos, apresenta um desempenho 10 pontos melhor do que nas duas temporadas anteriores.
No entanto, o histórico de confrontos entre Lille e Rennes não é favorável para os visitantes. Rennes não vence o Lille há 12 partidas, registrando seis derrotas e seis empates nesse período. Uma nova derrota pode complicar ainda mais suas chances de manter a posição no zona de competição europeia.
Em relação aos jogadores, Lille terá desfalques por conta de lesões, suspensões e compromissos internacionais. O defensor brasileiro Alexsandro está fora por conta de uma lesão na coxa, e Ousmane Toure também não jogará devido a uma lesão no joelho. Nathan Ngoy e Romain Perraud não estarão disponíveis após serem expulsos na última partida. Por outro lado, Ayyoub Bouaddi pode retornar ao time, já que foi punido em dezembro.
Os jogadores Chancel Mbemba e Aissa Mandi estão defendendo suas seleções na Copa Africana de Nações (AFCON). Apesar dos desfalques, Lille contará com os atacantes Hakon Haraldsson e Olivier Giroud, que juntos marcaram nove gols na temporada.
Rennes também tem desfalques importantes. Abdelhamid Ait Boudlal está em ação pela seleção de Marrocos, enquanto Seko Fofana e Mahamadou Nagida estão representando a Costa do Marfim e Camarões, respectivamente, na AFCON.
As prováveis escalações para o jogo são:
Lille: Ozer; Meunier, Fernandes, Santos, Verdonk; Bouaddi, Bentaleb; Mbappe, Haraldsson, Sahraoui; Giroud.
Rennes: Samba; Brassier, Rouault, Jacquet; Tamari, Cisse, Rongier, Camara, Frankowski; Embolo, Le Paul.
O jogo promete ser movimentado, com ambas as equipes em busca de uma vitória para se manter na disputa pelas vagas europeias.

