O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira, 13 de novembro, pela primeira vez, os gabaritos e os Cadernos de Questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, referentes ao primeiro dia de aplicação das provas. O material já está disponível no site do Inep, organizado de acordo com o dia da prova, a cor e o tipo dos cadernos.
Além disso, foram disponibilizados cadernos adaptados para leitura de tela, que podem ser acessados através do software NonVisual Desktop Access (NVDA). Este programa converte o texto em fala, facilitando a acessibilidade para deficientes visuais. Os gabaritos e os Cadernos de Questões também podem ser acessados usando o Dosvox, um programa que interage com o usuário por meio de síntese de voz.
No próximo domingo, 16 de novembro, os participantes do Enem irão responder questões nas áreas de ciências da natureza e matemática. Os portões das escolas abrem às 12h e fecham às 13h. As provas têm início às 13h30 e vão até às 18h30, sendo que neste dia as atividades terminam meia hora mais cedo em comparação ao primeiro domingo da aplicação. O horário seguido será o de Brasília (DF).
Para os participantes que residem em áreas atingidas por desastres naturais, haverá a possibilidade de reaplicação do exame nos dias 16 e 17 de dezembro. Os interessados em solicitar a reaplicação devem fazê-lo através da Página do Participante, entre 17 e 21 de novembro, até às 12h. Essa medida é destinada a quem não pôde comparecer devido a problemas logísticos ou por estarem doentes, conforme as regras do edital.
É importante destacar que cada candidato só precisará fazer a prova referente ao dia em que sua participação foi prejudicada. Assim, as solicitações para reaplicação devem ser registradas na mencionada página do participante.
O Enem, que já possui mais de 20 anos de história, é fundamental para o acesso ao ensino superior no Brasil. Ele é utilizado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, várias instituições públicas e privadas também consideram as notas do Enem em seus processos seletivos, podendo ser como critério único ou em complemento a outras etapas. As notas do exame também podem ser utilizadas para ingresso em universidades em Portugal que têm convênios com o Inep, facilitando o acesso de estudantes brasileiros ao ensino superior nesse país.

