O Benfica, após uma vitória marcante contra o Real Madrid na Liga dos Campeões, volta a campo neste domingo para enfrentar o Tondela pelo Campeonato Português. O jogo acontece no Estádio João Cardoso, em Tondela, que possui capacidade para 5 mil espectadores. Nesta partida, válida pela 20ª rodada, o Benfica ocupa o terceiro lugar na tabela com 42 pontos, ficando atrás do Porto, que lidera com 55 pontos, e do Sporting, que está em segundo com 48 pontos.
O Tondela, por outro lado, enfrenta uma situação complicada, estando na zona de rebaixamento com apenas 13 pontos em 19 jogos, ocupando a 17ª posição. Mesmo com uma vitória sobre o Benfica, a equipe não conseguiria sair das últimas posições na tabela.
No aspecto tático, o Tondela já lida com algumas ausências importantes. O atacante Ivan Cavaleiro continua se recuperando de lesão, assim como Rony Lopes. A boa notícia para a equipe é o retorno do zagueiro Medina, que estava suspenso na rodada anterior e traz mais segurança à defesa. Existe também a expectativa sobre João Silva, que recentemente se juntou ao grupo após uma negociação com o Sport do Recife. O zagueiro manifestou seu desejo de jogar e contribuir com a equipe no enfrentamento contra o Benfica.
Pelo lado do Benfica, o técnico José Mourinho pode promover algumas mudanças na formação, buscando um time mais ofensivo. Embora ainda não tenha revelado a escalação, há a possibilidade de trocar Cabral por Ivanovic, que está aguardando uma nova oportunidade para brilhar em campo. Os benfiquistas ainda enfrentam as ausências de Bah e Richard Ríos, que estão se recuperando de lesões. Rafa Silva, que voltou a atuar na última partida, pode começar no banco, assim como Schjelderup.
O duelo entre Benfica e Tondela está programado para o dia 1 de fevereiro de 2026, às 15h (horário de Brasília). A partida será transmitida ao vivo pela plataforma Disney+. As escalações esperadas para o confronto são as seguintes:
Tondela: Bernardo; Bebeto (João Silva), Medina e Marques; Conceição, Sithole, Clebinho e Maviram; Félix e Maranhão; Aiko.
Técnico: Cristiano Bacci
Benfica: Trubin; Dedic, Araujo, Otamendi e Dahl; Aursnes e Manu; Cabral (Ivanovic), Barreiro e Sudakov; Pavlidis.
Técnico: José Mourinho
Árbitro: Luís Godinho
Auxiliares: Rui Teixeira e Pedro Mota
VAR: Manuel Mota

