O Programa Universidade para Todos (Prouni) anunciou na terça-feira, dia 3, a primeira chamada de candidatos que foram selecionados para receber bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. Os interessados podem acessar o resultado por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Nesta edição, o Prouni está oferecendo um total de 594.519 bolsas de estudo. Deste total, 274.819 são integrais, cobrindo 100% das mensalidades, enquanto 319.700 são parciais, garantindo um desconto de 50% no valor do curso.
A seleção dos candidatos levou em conta as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e 2025. Para ser elegível, os candidatos precisaram ter uma média mínima de 450 pontos nas provas objetivas e não podiam ter zerado a redação.
O Prouni, criado em 2004, combina o desempenho no Enem com dados socioeconômicos dos candidatos. Para receber uma bolsa integral, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até um salário mínimo e meio, que atualmente equivale a R$ 2.431,50. Para as bolsas parciais, o limite de renda aumenta para três salários mínimos, totalizando R$ 4.863.
O Prouni realiza duas edições por ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo.
O calendário para o Prouni do primeiro semestre de 2026 é o seguinte:
– A primeira chamada dos aprovados ocorre em 3 de fevereiro.
– A segunda chamada será em 2 de março.
– As inscrições para a lista de espera poderão ser realizadas nos dias 25 e 26 de março.
– O resultado da lista de espera será divulgado no dia 31 de março.

