A Black Friday 2023, marcada para esta sexta-feira, 28 de novembro, deverá movimentar um valor recorde de R$ 5,4 bilhões, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esse total representa a maior quantia já registrada desde o início da série histórica, em 2010. Se as previsões se confirmarem, haverá uma expansão de 2,4% em relação às vendas da mesma data em 2022.
José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, destacou a importância de abordar a situação econômica com cuidado: “Atualmente enfrentamos um cenário de incertezas, tanto nacionais quanto internacionais, além de um endividamento recorde das famílias. Apesar desse contexto, esperamos um crescimento nas vendas da Black Friday deste ano.”
De acordo com a CNC, o alto nível de endividamento das famílias, a elevação da inadimplência e o encarecimento do crédito limitam um avanço mais expressivo nas vendas. No entanto, fatores como um câmbio mais favorável e a taxa de desemprego em queda são esperados para impulsionar o volume de vendas.
Nos últimos 12 meses, a taxa média de câmbio do dólar recuou 8,3%. A cotação atual demonstra um cenário mais benéfico para o poder de compra do real, em comparação com novembro de 2022, quando o dólar estava em torno de R$ 5,80. Além disso, o mercado de trabalho apresentou resultados positivos, com o nível de desemprego alcançando o menor índice já registrado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A massa real de rendimentos, por exemplo, cresceu 5,5% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior.
Os segmentos que devem concentrar as vendas da Black Friday 2023 incluem:
- Hipermercados e supermercados: R$ 1,32 bilhão
- Eletroeletrônicos e utilidades domésticas: R$ 1,24 bilhão
- Móveis e eletrodomésticos: R$ 1,15 bilhão
- Vestuário e acessórios: R$ 0,95 bilhão
- Farmácias, perfumarias e cosméticos: R$ 0,38 bilhão
A Black Friday é considerada a quinta data mais relevante para o varejo brasileiro, atrás do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais. Para avaliar o potencial de descontos, a CNC conduziu um levantamento ao longo de 40 dias, analisando preços de 150 itens distribuídos em 30 linhas de produtos.
Os dados apontam que 70% das categorias analisadas apresentam um elevado potencial de redução de preços na data. Entre as categorias com maiores descontos destacam-se:
- Papelaria: -10,14%
- Livros: -9,02%
- Joias e bijuterias: -9,01%
- Perfumaria: -8,20%
- Utilidades domésticas: -8,18%
- Higiene pessoal: -8,11%

