SÃO PAULO, 22 de dezembro (Reuters) – Dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) revelam que as expectativas dos consumidores brasileiros registraram melhoria em dezembro, elevando a confiança a seu nível mais alto em um ano. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 0,4 ponto, alcançando 90,2 pontos, o maior resultado desde dezembro de 2024, quando chegou a 91,3 pontos. Este foi o quarto mês consecutivo de alta para o indicador.
Essa evolução do ICC foi impulsionada pelo aumento de 1,4 ponto no Índice de Expectativas (IE), que subiu para 95,2 pontos, também o maior nível desde dezembro de 2024 (97,6 pontos). Em contraste, o Índice de Situação Atual (ISA) recuou 1,4 ponto, totalizando 83,4 pontos, após duas elevações consecutivas.
De acordo com Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE, o crescimento da confiança foi mais significativo entre consumidores de menor renda. “Nos últimos meses, a evolução do ICC tem sido impulsionada principalmente pelas expectativas, enquanto os indicadores de situação atual apontam para um cenário ainda desafiador para as famílias”, afirmou Gouveia.
Ela também destacou que esses resultados indicam um consumidor menos pessimista, beneficiado por um mercado de trabalho aquecido e um aumento no poder de compra, embora as dificuldades financeiras relacionadas ao alto nível de endividamento e inadimplência ainda pressionem os orçamentos das famílias.
(Por Camila Moreira)

