No almoço anual da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), realizado em São Paulo nesta segunda-feira, 24, o presidente da entidade, Isaac Sidney, fez elogios ao presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, destacando sua capacidade de “elevar a régua da dignidade institucional” da autoridade monetária. “Você conseguiu elevar a régua da dignidade institucional do Banco Central”, afirmou Sidney em seu discurso.
O reconhecimento pela gestão de Galípolo foi reforçado por Sidney, que salientou a complexidade do trabalho à frente do Banco Central. “Quero que você tenha, por parte da Febraban e dos dirigentes, o reconhecimento por esse trabalho dificílimo”, acrescentou.
Sidney abordou diversas questões que têm desafiado o setor bancário neste ano, incluindo ataques cibernéticos e a liquidação do Banco Master. Ele enfatizou que a segurança do sistema financeiro brasileiro está intrinsicamente ligada à atuação de um regulador forte. “A solidez do sistema financeiro depende da condução de um regulador que atenda às necessidades de disciplina de mercado e supervisão”, defendeu.
Durante sua fala, o presidente da Febraban não se referiu diretamente às crises recentes, mas deixou claro que a força do regulador é sustentada pelo respeito, credibilidade e dignidade institucional. “O setor bancário respeita e confia totalmente no regulador”, ressaltou Sidney, elogiando a liderança de Galípolo.
Adicionalmente, Sidney afirmou que, embora o setor bancário possa ser “aguerrido” em suas defesas, é crucial manter um diálogo aberto e cooperativo com o Banco Central. “A força do setor deve estar baseada no diálogo, na transparência e na cooperação”, concluiu, reiterando a disposição da Febraban em colaborar com a autoridade monetária.

