No primeiro trimestre de 2023, o índice de Preços de Gastos com Consumo (PCE) nos Estados Unidos registrou um aumento de 3,6%, em comparação à elevação de 2,4% observada no trimestre anterior. Os dados foram divulgados pelo Departamento de Comércio dos EUA nesta quarta-feira, 30 de março.
O núcleo do PCE, que exclui as variações nos preços de alimentos e energia, manteve-se estável em março, alinhando-se com as expectativas de economistas entrevistados pela Reuters, que previam um crescimento mensal de 0,1%. O PCE completo também não registrou variações em março em relação a fevereiro.
Considerado o principal indicador para as decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed), o índice PCE fornece insights cruciais sobre a inflação. Os números referentes à inflação trimestral foram divulgados juntamente com os dados do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2023.
Durante esse período, o PIB dos EUA contraiu 0,3%, marcando a maior queda desde o primeiro trimestre de 2022. Essa contração ocorre simultaneamente ao avanço real do PCE, que registrou um crescimento significativo em relação ao trimestre anterior.
Essas informações refletem o cenário econômico atual e a dinâmica entre a inflação e o crescimento econômico nos Estados Unidos.
(Com Estadão Conteúdo)