O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou neste domingo, 23 de setembro, que a assinatura do acordo entre o Mercosul e a União Europeia está marcada para o dia 20 de dezembro. Após participar da reunião da Cúpula do G20 em Johannesburgo, na África do Sul, Lula seguirá para Moçambique e, em seguida, retornará ao Brasil. Ele informou que, exceto por essa assinatura, não tem planos de realizar novas viagens internacionais até o final do ano.
Em coletiva de imprensa após a 6ª Cúpula de Líderes do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (IBAS), o presidente comentou sobre a importância do acordo entre os dois blocos econômicos e mencionou que a cerimônia pode ocorrer em Foz do Iguaçu ou em Brasília. “Voltarei ao Brasil e não pretendo viajar mais até o fim do ano”, reiterou.
Lula também destacou que, apesar de 2026 ser um ano eleitoral, o Brasil ainda terá uma agenda internacional intensa até maio. Entre os compromissos, ele mencionou uma futura visita à Índia, enfatizando a relevância comercial entre os dois países. “Mesmo em ano eleitoral, vou receber Canada, África do Sul e, talvez, a Coreia”, afirmou.
O presidente expressou otimismo ao anunciar que espera criar 500 novos mercados para o Brasil, ressaltando a importância da diversificação nas relações comerciais. “O Brasil não depende de um só país; quanto mais países pudermos visitar, melhor”, concluiu.

