O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos registrou uma alta anualizada de 4,3% no terceiro trimestre de 2025, conforme a primeira estimativa divulgada pelo Departamento de Comércio nesta terça-feira, 23 de outubro. A previsão média entre analistas financeiros ouvidos pela Projeções Broadcast era de um crescimento de 3,3%, com valores variando entre 2,5% e 3,7%.
No segundo trimestre, o PIB também havia apresentado crescimento, com uma expansão anualizada de 3,8%. Esta primeira leitura oficial do crescimento da economia norte-americana é especialmente relevante, uma vez que ocorre após o maior fechamento econômico da história do país, gerando expectativas do mercado em relação à saúde da economia e possíveis diretrizes sobre a política de juros do Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA.
A divulgação dos dados estava prevista inicialmente para o dia 30 de outubro, mas foi antecipada devido a complicações no processamento ocasionadas pela paralisação que impactou os serviços do Departamento de Comércio. A leitura do PIB é um indicador crucial para entender a dinâmica econômica e as tendências futuras, especialmente em um cenário de incerteza econômico.

