A aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está em declínio, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos em parceria com o Washington Post e a rede de TV ABC News. O levantamento, divulgado no domingo (27), revela que Trump possui a menor taxa de aprovação para um presidente em seus 100 primeiros dias de mandato em 80 anos, com apenas 39% de aprovação e 55% de desaprovação. Outros 5% dos entrevistados não opinaram.
O estudo entrevistou 2.464 adultos entre os dias 18 e 22 de abril de 2025, em inglês e espanhol. A distribuição dos participantes foi de 30% se identificando como democratas, 30% como republicanos e 29% como independentes. Cerca de 73% dos entrevistados consideraram que a economia dos Estados Unidos está em uma situação crítica, e 53% acreditam que a situação econômica piorou desde a posse de Trump. Além disso, 41% relataram que suas finanças pessoais também tiveram um desempenho negativo.
Outra pesquisa, encomendava pela CNN, corroborou esses dados, apontando que a aprovação de Trump está em 41%, com uma queda de quatro pontos em março e sete desde fevereiro. Este resultado representa o menor índice de aceitação para um presidente após 100 dias de mandato desde Dwight Eisenhower, que governou de 1953 a 1961. Essa pesquisa ouviu 1.678 eleitores em todo o país entre 17 e 24 de abril de 2025.
Na tentativa de reverter essa tendência negativa, Trump anunciou que nesta semana apresentará um grande projeto de lei, com foco em medidas rigorosas de segurança nas fronteiras e reformas nos gastos públicos. O presidente planeja transformar a próxima terça-feira (29) em um marco significativo de seu governo. No entanto, ele enfrentará desafios substanciais, especialmente em meio à guerra tarifária que seu governo iniciou, a qual tem impactado severamente o mercado.