WASHINGTON (Reuters) – A confiança do consumidor nos Estados Unidos registrou queda pelo quarto mês seguido em abril, refletindo preocupações em relação ao impacto econômico das tarifas comerciais. Dados da Pesquisa de Consumidores da Universidade de Michigan publicados na sexta-feira mostram que o Índice de Confiança do Consumidor caiu para 52,2 neste mês. Embora tenha apresentado uma leve melhora em relação ao índice de 50,8 duas semanas atrás, a queda em comparação aos 57,0 de março é significativa.
As expectativas dos economistas consultados pela Reuters eram de que o índice permanecesse em 50,8.
Joanne Hsu, diretora de Pesquisas de Consumidores, afirmou que os consumidores estão percebendo riscos em vários setores da economia, principalmente devido à incerteza persistente em torno da política comercial e à possibilidade de um aumento iminente na inflação. Ela destacou que as expectativas em relação ao mercado de trabalho continuam sombrias. Outro ponto preocupante é a projeção de crescimento de renda, que os consumidores consideram mais fraca para o próximo ano.
No que diz respeito às expectativas de inflação, os consumidores preveem uma taxa de 6,5% para os próximos 12 meses, uma leve queda em relação aos 6,7% registrados anteriormente e um aumento em relação aos 5,0% de março. Esses índices são os mais altos desde 1981, e abril marca o quarto mês consecutivo em que as expectativas de inflação aumentam de forma anômala, com uma elevação de 0,5 ponto percentual ou mais.