O Escritório de Análise Econômica (BEA) do Departamento do Comércio dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira ajustes no calendário de divulgações, em decorrência do fim do shutdown federal. Os dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA, referentes ao terceiro trimestre – segunda estimativa –, bem como os números de renda pessoal, que estavam programados para serem divulgados no dia 26 de novembro, serão reagendados.
A publicação das estatísticas de renda e gastos pessoais de outubro, que também estava prevista para a mesma data, será adiada. O BEA informou que continuará a atualizar seu cronograma conforme novas informações estiverem disponíveis.
Minimização dos Efeitos do Shutdown
Durante um evento organizado pelo Breitbart em Washington, o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, minimizou os impactos econômicos do recente shutdown parcial do governo. Embora tenha reconhecido alguns efeitos adversos, Vance afirmou que a paralisação não prejudicou significativamente o panorama econômico, caracterizando-o como um “pouco pé no freio em todas as ótimas notícias econômicas”. Ele acredita que os riscos associados ao shutdown serão “muito, muito pequenos”.
Vance comentou sobre o relatório de empregos (payroll) divulgado na mesma manhã, que revelou a criação de 119 mil vagas em setembro, um número superior ao esperado por analistas. No entanto, a taxa de desemprego subiu para 4,4% em relação ao mês anterior.
O vice-presidente também destacou que os salários estão crescendo “muito acima da inflação”. Ele comparou o desempenho econômico atual com o da administração anterior, afirmando que o trabalhador médio perdeu cerca de US$ 3 mil em renda sob o governo do ex-presidente Joe Biden. Em contrapartida, o novo governo teria conseguido elevar o ganho anual médio em US$ 1,2 mil.
Vance enfatizou que a geração de novos empregos tem favorecido predominantemente “cidadãos americanos natos”, ao contrário do governo anterior, que, segundo ele, proporcionou um crescimento líquido de emprego principalmente para estrangeiros, incluindo imigrantes em situação irregular. O vice-presidente pediu paciência aos eleitores que ainda enfrentam altos custos de vida, indicando que reverter os “danos” causados pela administração Biden, como regulamentações excessivas, altos impostos e dependência de cadeias produtivas externas, demandará tempo.

