O comissário de Economia e Indústria da União Europeia (UE), Valdis Dombrovskis, afirmou que o bloco está aberto a negociações com os Estados Unidos para um novo acordo comercial, desde que as soluções propostas sejam vantajosas para ambas as partes. Durante um evento promovido pelo Atlantic Council, Dombrovskis destacou que as autoridades europeias aguardam uma resposta dos EUA sobre os planos enviados, incluindo a proposta de eliminação de tarifas sobre produtos americanos em troca da mesma medida aplicada a bens europeus.
“Nosso objetivo é remover barreiras comerciais”, destacou o comissário, ressaltando, porém, a necessidade de mais clareza em relação às novas políticas de exportação dos Estados Unidos. Ele reiterou a importância da União Europeia em manter um sistema internacional fundamentado em regras.
Em relação à postura da UE diante da China, Dombrovskis expressou preocupações sobre a capacidade excessiva de produção desse país, além de indagações sobre a possibilidade de desvio de produtos chineses para a Europa devido ao aumento das tensões comerciais com os Estados Unidos.
Quando questionado sobre o aumento dos gastos em defesa, o comissário enfatizou a necessidade de os países-membros equilibrar esses investimentos com outras prioridades, considerando que essa medida é “essencial”. Dombrovskis explicou que a transição para um aumento nos investimentos em defesa será gradual, permitindo que a UE encontre soluções para os elevados déficits públicos. “A Europa não tinha uma postura ativa em defesa, então investir nessa área é uma nova prioridade”, concluiu.