O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afastou a responsabilidade das tarifas sobre o recente desempenho fraco do mercado de trabalho durante entrevista à CNBC, realizada nesta quarta-feira, 3 de outubro de 2023. O comentário veio após a divulgação do relatório de empregos do setor privado da ADP, que revelou uma redução no número de vagas disponíveis.
Lutnick reiterou a posição da administração do ex-presidente Donald Trump em relação às políticas tarifárias, afirmando que o governo deve prevalecer no recurso judicial sobre tarifas na Suprema Corte. Caso a Suprema Corte decida pela ilegalidade das alíquotas, o secretário argumentou que ainda existem outras ferramentas para regular as importações, afirmando: “Teremos tarifas de qualquer forma no futuro”.
Em relação às negociações com a União Europeia (UE), Lutnick destacou a necessidade de implementação dos acordos previamente negociados antes de avançar para novas discussões, mencionando que a UE expressa grande interesse em um acordo no setor de siderurgia com os Estados Unidos. No entanto, ele criticou as restrições da UE relacionadas ao desenvolvimento de inteligência artificial, dizendo que “as regras tecnológicas da UE estão custando muito caro para eles”.
Sobre as conversas com Taiwan, Lutnick evitou entrar em detalhes, alegando que as negociações estão em andamento, mas enfatizou que um acordo com a ilha poderia resultar em mais investimentos para os EUA. Ele enfatizou a importância de trazer a fabricação de chips e medicamentos para o país, afirmando que “precisamos treinar 5 milhões de americanos para empregos na indústria de semicondutores”. A empresa Xlight está buscando aumentar a fabricação de chips nos Estados Unidos.
Além disso, Lutnick projetou um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA de 4% para 2026 e abordou o tema do IPO da Fannie Mae. Ele também comentou sobre a próxima escolha do presidente do Federal Reserve (Fed), que substituirá Jerome Powell, destacando que Trump possui uma boa lista de potenciais candidatos. Lutnick criticou Powell, considerando-o um político ineficaz, e sugeriu que as taxas de juros deveriam ser mais baixas, afirmando que “todos sabem disso”.

