Washington, 7 de janeiro (Reuters) – No mês de novembro, as vagas de emprego em aberto nos Estados Unidos apresentaram uma queda maior do que o previsto, sinalizando uma diminuição na demanda por mão de obra em meio a incertezas econômicas. De acordo com o relatório divulgado pelo Escritório de Estatísticas do Trabalho do Departamento do Trabalho, as vagas de emprego foram reduzidas em 303.000, totalizando 7,146 milhões no último dia de novembro.
Os dados referentes a outubro também foram revisados para baixo, com as vagas de emprego em aberto caindo para 7,449 milhões, ao invés dos 7,670 milhões previamente reportados.
Economistas consultados pela Reuters esperavam que o número de vagas não preenchidas atingisse 7,60 milhões em novembro. Além disso, as contratações diminuíram em 253.000 vagas, totalizando 5,115 milhões de novas contratações no mês, refletindo um cenário de ganhos de emprego abaixo do esperado, mesmo com um crescimento econômico robusto registrado no terceiro trimestre.
Especialistas afirmam que a incerteza política, especialmente no que diz respeito a tarifas de importação, tem levado as empresas a hesitar no aumento de seu quadro de funcionários. Além disso, a integração da inteligência artificial em algumas funções tem contribuído para a redução da necessidade de mão de obra.
Os economistas indicam que o mercado de trabalho enfrenta desafios estruturais, em vez de uma fraqueza cíclica. Uma pesquisa recente da Reuters sugere que o relatório do governo, a ser divulgado na sexta-feira, deverá mostrar a abertura de 60.000 novos postos de trabalho em dezembro, após os 64.000 registros em novembro.
Espera-se também que a taxa de desemprego tenha recuado para 4,5%, após ter atingido 4,6% em novembro, uma taxa que foi impactada pela paralisação de 43 dias do governo federal, prejudicando a coleta de dados durante outubro. Este será um relatório sem precedentes, já que a taxa de desemprego de outubro não foi publicada pela primeira vez desde que o governo começou a acompanhar essas informações, em 1948.
(Reportagem de Lucia Mutikani)

