O leilão da “Rota Sertaneja” foi encerrado nesta quinta-feira com a vitória do grupo Way Concessões, que apresentou um desconto de 24,80% sobre a tarifa básica de pedágio, conforme informações da B3. Este projeto abrange cerca de 531 quilômetros das rodovias BR-153 (em Goiás e Minas Gerais) e BR-262 (em Minas Gerais), conectando as cidades de Uberaba (MG), São José do Rio Preto (SP) e Goiânia (GO). A expectativa é de um investimento de R$ 5,3 bilhões em melhorias ao longo dos 30 anos de contrato.
Os investimentos contemplarão diversas obrigações, incluindo a duplicação de 42 quilômetros de via, construção de passagens para fauna, passarelas e 132 acessos, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O plano prevê a instalação de cinco praças de pedágio.
Além da Way Concessões, participaram do leilão outras três propostas: o grupo francês Vinci, um consórcio com a XP e outro formado por construtoras. Os lances variaram entre 14% e 20,36%, sendo que o leilão chegou à etapa viva-voz sem novas ofertas apresentadas.
A Way Concessões já havia sido bem-sucedida no leilão da “Rota do Zebu” no ano anterior, que envolve a rodovia BR-262/MG entre Uberaba e Betim. Executivos da empresa destacaram a sinergia entre a “Rota Sertaneja” e a BR-262, afirmando que os projetos estão interligados.
Após o leilão da Rota Sertaneja, o governo federal planeja realizar outros dois leilões ainda neste ano, que envolverão a otimização de contratos existentes na BR-101, no Rio de Janeiro (Autopista Fluminense), e na rodovia Fernão Dias. O primeiro leilão está previsto para a próxima semana, enquanto o segundo ocorrerá em 11 de dezembro.
No total, o governo federal projeta captar compromissos de investimentos em rodovias que somam R$ 343 bilhões nos próximos quatro anos, distribuídos em 44 projetos de concessão, segundo o Ministério dos Transportes.

