Subtítulo: Com um rendimento impressionante na bilheteria, o filme Barbie surge como um fenômeno no mercado cinematográfico, desafiando as dificuldades enfrentadas pelos cinemas na era do streaming.
Transformando-se em um fenômeno na indústria cinematográfica, o filme Barbie surgiu como o campeão de bilheteria de 2023 nos Estados Unidos e Canadá. A informação foi confirmada pela distribuidora Warner Bros, que estima que o filme arrecadou US$ 155 milhões (cerca de R$ 740 milhões) no fim de semana de estreia.
Competição amigável nas bilheterias
Contrastando com Barbie, Oppenheimer, que também foi lançado na mesma semana, arrecadou US$ 93,7 milhões (cerca de R$ 447 milhões) nos Estados Unidos, de acordo com a Universal Pictures.
Este resultado acontece em um momento de transição para os cinemas, que estão competindo contra a onda crescente dos serviços de streaming.
Recorde de público nas salas de cinema
No Reino Unido, a rede de cinemas Vue relatou que os dois filmes provocaram seu fim de semana mais movimentado em quatro anos.
Barbie, dirigido por Greta Gerwig, parece estar a caminho de se tornar o maior sucesso de bilheteria de 2023 no país, superando Super Mario Bros. – O Filme.
Desempenho notável no Brasil
No Brasil, Barbie dominou a cena, arrecadando mais de R$ 22 milhões nas bilheterias locais em sua estreia, atraindo 1,2 milhão de espectadores para os cinemas.
Resumo da trama de Barbie e Oppenheimer
Barbie apresenta uma história de amadurecimento que gira em torno da icônica boneca infantil e seu amigo Ken, enquanto Oppenheimer, estrelado por Cillian Murphy e dirigido por Christopher Nolan, foca no desenvolvimento da primeira bomba atômica.
Reação do público nas redes sociais
A competição entre os dois filmes, apelidada nas redes sociais de “Barbenheimer”, culminou com a estreia de Barbie, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, que ultrapassou as vendas de ingressos de Super Mario Bros.
– O Filme, consolidando Barbie como o maior sucesso de bilheteria de 2023 até agora. No Twitter, uma usuária expressou seu entusiasmo pelo filme, prevendo que Barbie seria uma “obra-prima atemporal”.
Adaptação do mercado cinematográfico
Em resposta à crescente demanda, as redes de cinema se adaptaram e se prepararam para os lançamentos dos filmes. A rede Vue do Reino Unido relatou que a pré-venda de ingressos para Barbie foi “maior do que para qualquer outro lançamento deste ano”.
Enquanto isso, a Universal Pictures previu que o lançamento de Oppenheimer ultrapassaria outros sucessos de Christopher Nolan, incluindo Interestelar, Dunkirk e A Origem.
A história do cinema continua a se desdobrar, com o filme Barbie provando que, mesmo diante de desafios, o cinema ainda tem o poder de cativar o público, quebrar recordes e criar novos paradigmas na indústria cinematográfica.