O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou, nesta segunda-feira, sobre chuvas intensas que devem afetar 1.032 cidades em todo o Brasil. O aviso é considerado alerta laranja e é válido até as 10h de terça-feira.
Em Minas Gerais, 22 municípios nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba estão na lista das localidades que podem sofrer com as condições climáticas adversas. O Inmet prevê chuvas com volumes que variam entre 30 e 60 mm por hora, ou 50 a 100 mm ao longo do dia. Além das chuvas, ventos fortes que podem alcançar entre 60 e 100 km/h também são esperados. Essa combinação de fatores aumenta o risco de problemas, como cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Diante deste cenário, o Inmet recomenda algumas precauções para a população. Em caso de rajadas de vento, é importante não se abrigar debaixo de árvores, já que elas podem cair e ainda existe o risco de descargas elétricas. Estacionar veículos longe de torres de transmissão e placas de propaganda também é aconselhável. Caso seja possível, os cidadãos devem desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para evitar danos. Além disso, para mais informações, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199, enquanto o Corpo de Bombeiros atende pelo 193.
As cidades de Minas Gerais que estão sob alerta incluem:
1. Araporã
2. Cachoeira Dourada
3. Campina Verde
4. Campo Florido
5. Canápolis
6. Capinópolis
7. Carneirinho
8. Centralina
9. Comendador Gomes
10. Conceição das Alagoas
11. Fronteira
12. Frutal
13. Gurinhatã
14. Ipiaçu
15. Itapagipe
16. Ituiutaba
17. Iturama
18. Limeira do Oeste
19. Monte Alegre de Minas
20. Pirajuba
21. Planura
22. Prata
É fundamental que a população fique atenta aos alertas e tome as devidas precauções.

