As recentes análises sobre o mercado do ouro indicam um otimismo crescente, refletindo tendências importantes para investidores. O primeiro sinal de uma movimentação ascendente foi observado quando o preço do ouro ultrapassou a linha de tendência de alta. No entanto, um sinal mais confiável ocorreu quando o valor superou a marca de $4,245, que era um nível de resistência significativo. Essa ruptura não apenas confirmou a formação de um padrão de triângulo, mas também estabeleceu um novo pico, continuando a tendência de alta iniciada a partir do mínimo registrado em outubro.
A formação de um modelo conhecido como ABCD sugere que o preço pode buscar uma meta inicial em torno de $4,280. Além disso, a simetria de dois ciclos de alta indicaria uma possibilidade de atingir $4,356, caso o ouro mantenha o movimento acima do pico de novembro, que está em $4,245.
Em um horizonte mais curto, um sinal precoce para a continuidade da alta pode ser registrado se o preço do ouro conseguir romper de forma sólida os níveis de $4,173 e $4,245. Isso deve ser acompanhado por um aumento no impulso para ser considerado uma confirmação confiável da tendência.
No que diz respeito ao contexto semanal, os gráficos apresentam indicadores positivos, com os altos e baixos sucessivos da semana mostrando uma tendência de alta após uma respeitável confirmação na média móvel de 20 dias. Essa tendência parece estar alinhada com o suporte em torno da média móvel de 10 semanas. Caso o fechamento da semana fique acima do pico anterior de $4,133, isso legitimaria uma confirmada ascensão na análise semanal e reforçaria a predominância dos compradores no mercado. Enquanto isso, desde que o preço mantenha-se acima do mínimo semanal de $4,040, a expectativa de uma tendência de alta a longo prazo parece ser a mais plausível.
Para os investidores, a gestão de riscos deve considerar o suporte estabelecido na média móvel de 20 dias, atualmente em $4,075, enquanto um suporte mais forte está situado na média de 50 dias, em $4,019. Uma valorização que ultrapasse a faixa de $4,173–$4,245 apontará para metas de $4,280–$4,356. Por outro lado, a incapacidade de romper a linha de tendência de baixa poderia criar riscos em potencial, levando a uma nova queda e uma possível pressão para testar novamente os níveis de $4,075–$4,040.

