O cinema sempre teve uma relação íntima com a moda. A Cinémathèque Suíça, localizada em Lausanne, promove um grande ciclo de exibições que destaca essa conexão, com cerca de quarenta filmes que vão das décadas de 1930 até os dias atuais.
Uma das atrações desse ciclo é uma sessão especial marcada para o dia 14 de janeiro, onde será exibido o filme “Prêt-à-porter”, do diretor Robert Altman, lançado em 1994. Este filme é uma sátira sobre o mundo da moda e apresenta uma série de grandes estrelas do cinema, como Julia Roberts, Kim Basinger e Lauren Bacall, além de renomados estilistas e modelos. A apresentação será feita por Marco Costantini, que é o diretor do mudac e atualmente está à frente de duas exposições sobre moda e têxtil.
O ciclo de exibições começará no dia 1º de janeiro com o clássico “Vacances romaines” (1953), dirigido por William Wyler. Nesse filme, a atriz Audrey Hepburn, que estava apenas começando sua carreira, se destaca ao usar figurinos criados por Edith Head, uma figurinista que ganhou um Oscar pela sua contribuição a essa produção.
Outros filmes significativos do ciclo incluem “Morocco” (1930), de Josef von Sternberg, onde Marlene Dietrich brilha com os trajes icônicos desenhados por Travis Banton, e “Falbalas” (1944), que mostra a vida de um grande ateliê de costura em Paris durante a Segunda Guerra Mundial, estrelado por Micheline Presle.
Os trajes apresentados nas telonas não apenas refletem os códigos de vestimenta de suas épocas, mas também reinventam estilos do passado e vislumbram tendências futuras. Eles transformam atores e atrizes em verdadeiros ícones de moda.
Katharine Hepburn, por exemplo, em “L’impossible Monsieur Bébé” (1938), dirigido por Howard Hawks, representa uma mulher moderna e emancipada, com trajes assinados por Howard Greer que reforçam essa imagem. Em “Annie Hall” (1977), de Woody Allen, Diane Keaton escolheu usar roupas masculinas, criando um estilo andrógino que se tornou um marco.
Grandes marcas de moda frequentemente se destacam nos filmes. Coco Chanel foi responsável pelos figurinos de “A Règle du Jeu” (1939), de Jean Renoir, enquanto Marlene Dietrich usou roupas de Christian Dior em “Le Grand Alibi” (1949), de Alfred Hitchcock. Algumas atrizes, como Audrey Hepburn e Catherine Deneuve, formaram parcerias notáveis com estilistas, tendo Hepburn vestido por Givenchy e Deneuve por Yves Saint Laurent em “Belle de Jour” (1967), de Luis Buñuel.
Além disso, a moda em filmes é um reflexo da identidade e das narrativas sociais da época. Um bom exemplo é “L’équipée sauvage” (1954), onde Marlon Brando encarna um motociclista, e as roupas de Brigitte Bardot em “Et Dieu… créa la femme” (1956) influenciaram significativamente a moda do final da década de 1950.
Para complementar algumas exibições, a Cinémathèque oferece curtas-metragens e trechos de arquivos que abordam a moda na Suíça, incluindo material de antigos Ciné-Jornais e filmes mudos, proporcionando uma visão ainda mais rica sobre o tema.

