As Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) anunciaram que iniciarão cortes de energia elétrica para consumidores que estão com pagamentos em atraso na Grande Florianópolis. A companhia informou que a expectativa é de que sejam realizados até mil cortes por dia, totalizando cerca de 26 mil durante o período em que a ação estiver em vigor.
Os cortes devem começar na próxima segunda-feira, dia 24, e seguirão até 19 de dezembro. A prioridade será dada a consumidores que têm faturas vencidas e que já receberam avisos sobre a pendência. Todos os alertas sobre cortes serão enviados na fatura do mês e também para o e-mail cadastrado por cada consumidor.
Para evitar a suspensão do fornecimento de energia, a Celesc recomenda que as contas em atraso sejam pagas o quanto antes. O gerente regional da Celesc em Florianópolis, Leandro Seemann, ressaltou que, além dos avisos prévios, a companhia oferece diversos canais para facilitar o pagamento. Ele afirmou que após regularizar a situação, o consumidor deve solicitar a religação do serviço.
No caso de o corte acontecer, para a religação da energia elétrica, o consumidor deve entrar em contato com a Celesc e comprovar que a conta foi paga. O restabelecimento do serviço será feito somente depois que a solicitação for feita e o pagamento confirmado.
A companhia disponibiliza várias opções para que os clientes possam regularizar seus débitos sem precisam sair de casa. Algumas das maneiras para efetuar o pagamento incluem:
– Aplicativo da Celesc: permite pagamentos via Pix, cartão, e também a emissão de segunda via.
– Agência Web: também possibilita pagamento via Pix, além de emitir segunda via e parcelar dívidas.
– WhatsApp Celesc: pelo número (48) 99860-0067, é possível pedir a emissão da segunda via da fatura.
– Bancos e lotéricas: pagamentos podem ser realizados presencialmente ou digitalmente.
– Totens de autoatendimento da Celesc: aceitam pagamentos com cartão ou Pix.
Após quitar a dívida, para solicitar a religação da energia, o consumidor pode utilizar o aplicativo, a Agência Web, os totens de autoatendimento, ou ligar para o número 0800 048 0120. É importante enviar um e-mail com os comprovantes de pagamento para religacao@celesc.com.br, informando no assunto que se trata de um pedido de religação e incluindo o número da unidade consumidora.
A Celesc estipula um prazo para realizar a religação, que pode variar de 24 horas úteis em áreas urbanas a 48 horas em zonas rurais. Pedidos feitos entre 8h e 18h são contabilizados imediatamente, enquanto solicitações feitas fora desse horário, em fins de semana ou feriados, serão processadas a partir do próximo dia útil no início da manhã.

