O Boston Celtics enfrenta o Utah Jazz nesta terça-feira, 30 de dezembro de 2025, em uma partida válida pela temporada regular da NBA. O jogo acontece no Delta Center, em Salt Lake City, a partir das 21h (horário de Brasília). Esta será a segunda e última vez que as duas equipes se encontram nesta temporada. No primeiro jogo, realizado em Boston em 3 de novembro, o Jazz venceu por 105 a 103. No último campeonato, os Celtics levaram a melhor sobre os Jazz, vencendo os dois confrontos.
Historicamente, o Boston Celtics lidera o confronto entre as duas equipes, com 63 vitórias e 47 derrotas. Entretanto, os Celtics têm um desempenho mais modesto em Utah, com 24 vitórias e 31 derrotas. Ambas as equipes entraram em quadra recentemente, com os Jazz jogando no último sábado e os Celtics no domingo. Ambas também têm jogos marcados para o Dia de Ano Novo.
As duas equipes possuem várias conexões interessantes. Danny Ainge, que jogou pelos Celtics de 1981 a 1989 e foi gerente geral do time por 18 anos, atualmente é CEO de operações de basquete e governador alternativo do Utah Jazz. Will Hardy, ex-assistente dos Celtics, agora é o técnico principal do Jazz. Svi Mykhailiuk fez parte do time campeão de 2024 dos Celtics, enquanto Georges Niang foi negociado com os Celtics no início da temporada, mas acabou sendo trocado para o Jazz antes de jogar por Boston. O assistente técnico do Jazz, Jason Terry, teve uma breve passagem pelos Celtics na temporada 2012-2013.
Na última offseason, os Jazz fizeram algumas mudanças significativas no elenco. Eles trocaram Collin Sexton pelo pivô Jusuf Nurkic, bem como John Collins para os Clippers em uma transação que trouxe Kevin Love e Kyle Anderson. Hjadem mais, negociaram RJ Luis para os Celtics em troca de Georges Niang e perderam Jordan Clarkson, que saiu como agente livre para os Knicks. O Jazz também selecionou Ace Bailey como a 5ª escolha do draft e Walter Clayton, Jr., na 18ª escolha.
Atualmente, os Celtics ocupam a 3ª posição na Conferência Leste, com 19 vitórias e 12 derrotas. Eles estão 4,5 jogos atrás do Detroit, que lidera a conferência, e 3 jogos atrás do New York, que está em 2º. Além disso, os Celtics estão apenas 1 jogo à frente do Toronto e 1,5 jogos à frente de Orlando. Nos últimos 10 jogos, eles conseguiram 7 vitórias e 3 derrotas, embora tenham perdido sua última partida após uma sequência de quatro vitórias.
Por outro lado, o Jazz está na 11ª posição da Conferência Oeste, com 12 vitórias e 19 derrotas. Eles têm 6 jogos de desvantagem para o 7º colocado, o Phoenix, e estão apenas 0,5 jogo à frente do Portland, que ocupa a 10ª posição. O Jazz tem uma campanha balanceada, com 5 vitórias e 5 derrotas contra equipes da Conferência Leste. Eles também conquistaram suas duas últimas partidas.
Este jogo será a terceira partida de uma sequência de cinco jogos fora de casa para os Celtics. Eles começaram essa série com uma vitória sobre o Indiana, mas perderam no Portland. Após o jogo contra o Jazz, enfrentarão o Sacramento e o Los Angeles Clippers. As próximas 5 partidas dos Celtics contarão com equipes que têm um desempenho abaixo da média nesta temporada, e eles vão retornar para casa após essa sequência para um período de 4 jogos em sua quadra.
No que diz respeito a lesões, os Celtics não contarão com Jayson Tatum, que está se recuperando de uma lesão no tendão de Aquiles, e Chris Boucher, que tem questões pessoais. Kevin Love e Ace Bailey não estarão em quadra por descanso e por uma lesão no quadril, respectivamente. Walker Kessler, do Jazz, passou por uma cirurgia no ombro e está fora da temporada.
Os duelos de destaques têm um papel importante nesta partida. O Celtics deve concentrar-se especialmente no ataque e na defesa para tentar trazer a vitória. A eficiência no rebote também pode ser crucial, já que a equipe que sair em vantagem na luta pelos rebotes geralmente consegue controlar melhor o jogo. Além disso, a concentração e o esforço serão determinantes para evitar surpresas, já que o Jazz já venceu os Celtics uma vez nesta temporada e chega a este confronto em ascensão.
Com tudo isso em mente, o jogo promete ser competitivo. O Celtics precisa mostrar força e determinação para sair vitorioso, especialmente jogando fora de casa.

