A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) de Belo Horizonte anunciou que não haverá coleta domiciliar de lixo no dia 25 de dezembro, feriado de Natal. Por isso, os moradores da cidade devem evitar colocar o lixo nas ruas nesse dia e, em vez disso, manter os resíduos acondicionados em casa.
Nos bairros onde a coleta ocorre às terças, quintas e sábados, o serviço de recolhimento será retomado no dia 27 de dezembro, primeiro dia de coleta após o Natal. Para a sexta-feira, dia 26, todos os serviços de limpeza urbana funcionam normalmente, incluindo a coleta de lixo domiciliar.
Com as festas de fim de ano se aproximando, é importante destacar que outros serviços públicos em Belo Horizonte também terão seus horários alterados entre os dias 24 e 26 de dezembro e de 31 de dezembro a 2 de janeiro.
Nos dias de funcionamento dos equipamentos públicos, como o Zoológico, Jardim Botânico e o Aquário do Rio São Francisco, o horário será diferenciado. Essas atrações estarão abertas nos dias 24, 26, 30 e 31 de dezembro, além de 1º a 4 de janeiro. No dia 25 de dezembro, esses locais estarão fechados. O Zoológico e o Jardim Botânico funcionam das 8h às 17h, com ingresso liberado até 16h, enquanto o Aquário poderá ser visitado das 8h30 às 16h30, também com entrada até 16h.
Os cemitérios municipais terão o seguinte funcionamento: de 24 de dezembro a 2 de janeiro, estarão abertos das 7h às 17h. Nos dias 24, 25 e 26, o atendimento administrativo nos cemitérios será limitado a velórios e sepultamentos, com plantão disponível para agendamentos.
No que diz respeito à assistência social, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Delegacias Regionais de Assistência Social (DRAS) e centros-dia não funcionarão nesse período. No entanto, abrigos, casas de passagem e residências inclusivas estarão em funcionamento normal. Os Centros de Acolhimento para População de Rua (Centros POP) operam em horário reduzido, variando entre 8h e 12h, conforme a unidade, enquanto o Serviço de Abordagem Social atuará normalmente, das 9h às 21h.
A maioria dos museus, centros culturais e teatros municipais será fechada entre 24 e 28 de dezembro, com algumas exceções. Alguns desses locais voltarão a funcionar somente no início de janeiro.
Na área da saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Hospital Odilon Behrens, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e os serviços de urgência estarão abertos 24 horas. Já os centros de saúde e de especialidades operarão em horário reduzido nos dias 24 e 26 de dezembro, e estarão fechados no dia 25.
Em relação à segurança, a Guarda Municipal, o Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) e a Defesa Civil manterão suas atividades normais. Para quem precisar da Defesa Civil, o contato pode ser feito pelo número 199 ou pelo telefone 3277-8864, disponível 24 horas.
O Hospital Veterinário Público não funcionará nos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro, além de 1º e 2 de janeiro.
Sobre o funcionamento das agências bancárias, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá atendimento no dia 25 de dezembro e no dia 1 de janeiro. No dia 24 de dezembro, as agências funcionarão em horário reduzido, das 9h às 11h, e no dia 31 de dezembro não haverá expediente. Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, os bancos irão operar normalmente, exceto em locais com feriados municipais. O sistema de pagamentos via PIX funcionará normalmente durante todo o período, independentemente dos feriados, e contas que vencerem nessas datas poderão ser pagas sem acréscimos no próximo dia útil.
Quanto ao comércio, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte recomenda o seguinte horário para as lojas: de segunda a sábado, das 9h às 20h; aos domingos e feriados, das 9h às 18h. O último domingo antes do Natal, dia 21 de dezembro, terá horário estendido, funcionando das 9h às 20h. Já nos dias 24 e 31 de dezembro, o comércio também funcionará até as 18h.

