No último sábado, 17 de março, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, pela primeira vez, um alerta extremo para a cidade de São Paulo, utilizando o sistema de Cell Broadcast. O alerta foi direcionado especialmente às zonas sul e leste da capital, em resposta a um forte episódio de chuva intensa que poderia representar risco à população.
Durante uma hora, a cidade registrou quase 50 milímetros de chuva, um volume considerado extremo pela Organização Meteorológica Mundial. Essa quantidade de água em tão pouco tempo causou alagamentos e o rápido aumento do nível de córregos, o que gerou preocupação nas autoridades.
Como resultado, toda a capital entrou em estado de atenção para alagamentos. As áreas da Mooca, Ipiranga e Santo Amaro foram colocadas em estado de alerta devido ao transbordamento de córregos locais. A Defesa Civil recomendou que a população adotasse medidas de segurança, como evitar deslocamentos desnecessários e ficar longe de áreas de risco e estradas alagadas durante esse período crítico.
O sistema de Cell Broadcast, que começou a ser utilizado pela Defesa Civil em dezembro de 2024, permite que mensagens de alerta sejam enviadas a todos os celulares conectados a uma antena de telefonia na região afetada, desde que estejam usando sinal 4G ou 5G. Essa tecnologia visa garantir que a informação chegue de forma rápida e eficaz à população, especialmente em situações de emergência.

