Uma mulher de 75 anos, chamada Elizabeth Roe, recebeu a notícia de que um exame de biópsia tinha retornado com resultados positivos: o câncer de pele que ela enfrentava estava sob controle e foi tratado com sucesso. Para ela, essa confirmação não foi apenas uma boa notícia, mas o que definiu como o melhor presente de Natal.
Elizabeth, que mora em Spondon, Derby, hesitou por um tempo em procurar ajuda para um pequeno problema que notou em sua perna esquerda. Entretanto, após ouvir a campanha “Sun Safe” da BBC Radio Derby em junho, ela decidiu agir. Esta campanha foi criada em memória do apresentador Colin Bloomfield, que faleceu em 2015 devido a melanoma, um tipo de câncer de pele.
Em um programa de rádio, o locutor Andy Twigge mencionou a disponibilidade de exames de pele gratuitos. Isso motivou Elizabeth a buscar ajuda especializada e verificar a marca em sua perna, que ela havia deixado em segundo plano em sua mente. Ela percebeu que não havia mais desculpas para adiar a consulta, então decidiu se certificar de que estava tudo bem.
Em maio, Elizabeth participou de um evento de triagem de pele realizado em Chaddesden Park. Consequentemente, em junho, foi encaminhada para uma consulta médica para a remoção de uma lesão em sua perna. Após os exames, teve a confirmação de câncer de pele e foi agendada uma segunda cirurgia para verificar se a doença tinha se espalhado.
Felizmente, os resultados subsequentes foram positivos, indicando que o câncer não havia se espalhado, e Elizabeth agora se considera uma das “sortudas”. Ela está incentivando outras pessoas a não negligenciarem a saúde da pele e a procurarem profissionais se notarem algum sinal suspeito.
Elizabeth expressou sua gratidão pela campanha da BBC Radio Derby e enfatizou a importância de ter agido em tempo. Ela compara o sentimento de ter recebido a notícia de que estava livre do câncer à sensação de “ganhar na loteria”. Como parte dessa campanha, mais de 15 mil crianças em idade escolar aprenderam sobre segurança ao sol e milhares de trabalhadores tiveram acesso a treinamento de segurança. Ao todo, mais de 600 pessoas participaram dos exames de pele na região de Derbyshire e 120 delas foram encaminhadas para tratamento adicional.

