Foi publicado no Diário Oficial do Estado o Edital nº 04/2025, que anuncia a abertura do concurso público para o cargo de Delegado de Polícia. O concurso tem como objetivo preencher 30 vagas, além de outras que possam surgir durante o prazo de validade do certame, caso haja autorização do governo.
A seleção seguirá a ordem de classificação final, conforme divulgado no Edital de Homologação do Resultado Final. As vagas serão distribuídas respeitando um percentual destinado à ampla concorrência, assim como cotas para pessoas com deficiência, pessoas negras, pessoas trans e integrantes dos povos indígenas.
As inscrições para o concurso ocorrerão entre os dias 13 de outubro e 12 de novembro de 2025, até às 17h, exclusivamente pela internet, através do site da FUNDATEC.
Os requisitos para se candidatar às vagas na Polícia Civil incluem:
1. Ser brasileiro ou ter as prerrogativas de nacionalidade definidas na Constituição, com processo de naturalização concluído dentro do período de inscrições.
2. Ter pelo menos 18 anos até a data da matrícula no Curso de Formação Profissional.
3. Possuir um documento de identidade civil com registro geral (RG) reconhecido pelo Órgão Estadual de Segurança Pública.
4. Estar em dia com obrigações militares e eleitorais.
5. Ter concluído o Curso de Direito, com reconhecimento pelo Ministério da Educação, até a data da posse.
6. Ter exercido atividade jurídica ou policial por, no mínimo, três anos até a data da posse.
7. Possuir Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo da categoria “B”, até a data da posse.
8. Ter um CPF válido e estar regularizado perante a Secretaria da Receita Federal.
9. Estar em condições de saúde física e mental adequadas para o exercício das funções policiais.
10. Apresentar conduta moral, ética, social e profissional compatível com a carreira.
A prova preliminar do concurso está prevista para ser realizada no dia 21 de dezembro de 2025.