A partir de 1º de março de 2026, o estado do Espírito Santo implementará uma nova lei que proíbe a abertura de supermercados aos domingos. Essa decisão foi resultado de um acordo entre patrões e empregados do setor, que estabelece que não apenas os supermercados, mas também mercearias, minimercados, atacarejos e lojas de materiais de construção deverão permanecer fechados durante esse dia da semana.
A nova convenção coletiva terá validade entre 1º de março e 31 de outubro de 2026, sendo considerada um período de experiência. No entanto, pequenos comércios familiares que vendem alimentos estarão autorizados a abrir aos domingos. Lojas localizadas em shoppings também poderão operar, mas os supermercados que estão dentro de centros comerciais precisarão seguir a mesma regra e não abrirão suas portas.
É importante lembrar que, entre 2009 e 2018, os supermercados no Espírito Santo já enfrentaram um fechamento semelhante, sendo que durante esse período, os estabelecimentos não funcionavam aos domingos. Após esse período, a legislação foi alterada e eles puderam abrir, mas agora a decisão foi revista.
Os comerciantes do interior do Estado relataram que a experiência de não abrir aos domingos foi benéfica, já que resultou em uma redução de custos operacionais. Eles argumentam que manter as lojas abertas nesse dia exige mais gastos com mão de obra e que o retorno econômico não justifica esses investimentos.

