O Flamengo terá uma nova chance de conquistar o nono título do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira, dia 3, após vencer a Copa Libertadores apenas quatro dias antes. O time, sob o comando de Filipe Luís, lidera a competição com 75 pontos, cinco à frente do Palmeiras, que ocupa a segunda colocação.
Na última rodada, o Flamengo poderia ter garantido o título ao vencer o Atlético Mineiro, mas empatou em 1 a 1. O Palmeiras, por sua vez, venceu o Grêmio por 3 a 2, adiando a celebração da equipe carioca.
A partida desta quarta será contra o Ceará, que está na 14ª posição, com 43 pontos, apenas dois pontos acima do Internacional, que é o primeiro time na zona de rebaixamento. O jogo acontecerá no Estádio do Maracanã, às 21h30, horário de Brasília.
Se o Flamengo vencer, chegará a 78 pontos e se tornará campeão brasileiro uma rodada antes do encerramento da competição, independentemente do resultado do jogo entre Palmeiras e Atlético Mineiro, que também será realizado na mesma hora em Belo Horizonte. Caso o Flamengo empate ou perca, ainda terá a chance de ser campeão se o Palmeiras não vencer seu jogo.
Os cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais indicam que as chances do Flamengo conquistar o título são de 97,2%. Por outro lado, as chances do Palmeiras são de apenas 2,8%.
Enquanto a disputa pelo título avança, a luta contra o rebaixamento continua acirrada. Já estão confirmados rebaixamentos de Sport e Juventude, e ainda restam duas vagas a serem definidas. De acordo com os matemáticos, dez times correm o risco de cair para a Série B em 2026. O Fortaleza, atualmente em 18º lugar, é o mais ameaçado, com 69,5% de chances de rebaixamento.
Fortaleza vem de uma sequência de oito partidas sem perder e enfrentará o Corinthians, que está na 9ª posição. A equipe fechará sua participação no Campeonato Brasileiro no próximo domingo, dia 7, contra o Botafogo.
Os times Internacional, Santos e Vitória estão na lista dos mais ameaçados pelo rebaixamento. O Internacional, que tem 41 pontos, tem 40,8% de chances de cair e enfrentará o São Paulo e o Red Bull Bragantino nas últimas rodadas. O Santos também possui 41 pontos, mas uma probabilidade de 51,4% de voltar à segunda divisão. O Vitória, com 42 pontos, apresenta 30,6% de risco de rebaixamento e jogará contra o Bragantino e o São Paulo para finalizar sua participação.
O Ceará, que jogará contra o Flamengo, possui 7,5% de chances de rebaixamento. Após o jogo, enfrentará o Palmeiras no Castelão. Outros times, como Bragantino, Atlético Mineiro, Vasco, Corinthians e Grêmio, ainda têm chances mínimas de rebaixamento, mas suas probabilidades são muito baixas.

