Cerca de 10 mil pessoas se reuniram em Bologna na terça-feira, 25 de novembro, para participar de uma mobilização organizada pelo movimento “Non Una di Meno”. O evento marcou o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres e as Identidades LGBTQIA+. A manifestação foi marcada pela presença de jovens, estudantes, coletivos, centros sociais e grupos transfeministas, que percorreram as ruas do centro da cidade, exigindo mudanças profundas em um sistema que perpetua a violência patriarcal, a exploração e a guerra.
Um dos principais temas abordados durante a manifestação foi a conexão entre a violência de gênero e os conflitos armados. Os participantes criticaram a economia de guerra e a crescente militarização de escolas e universidades, além de apontar a instrumentalização da violência de gênero para fins de segurança. Também expressaram solidariedade aos povos oprimidos e à resistência na Palestina. Através de gritos, cartazes, performances e momentos de denúncia, o cortejo enfatizou a importância de práticas coletivas de cuidado, autodeterminação e solidariedade, defendendo uma luta contra qualquer forma de opressão e rejeitando divisões binárias.
O evento foi registrado por Giovanna Dell’Acqua, cujo trabalho fotográfico documentou os momentos marcantes da mobilização.

