A trama da novela “Terra Nostra” ganha uma nova direção com uma atitude de Hortência, personagem interpretada por Claudia Raia. Esta mudança promete impactar a história nos próximos episódios da atração, que está sendo reprisada em uma edição especial na televisão.
Dentro da pensão de Dolores, uma revelação crucial acontece. Giuliana, vivida por Ana Paula Arósio, descobre que Juanito, o menino criado por Hortência, é na verdade seu filho com Matteo, interpretado por Thiago Lacerda. O menino foi afastado de Giuliana logo após o nascimento, quando Janete, personagem de Ângela Vieira, mandou Mariana, interpretada por Tânia Bondezan, entregá-lo para adoção, sem que a mãe tivesse chance de ficar com ele.
Ao saber da verdade, Giuliana e Matteo se unem para reivindicar a guarda do filho. Eles pedem a Amadeo, personagem de Fábio Dias, que interceda junto a Hortência para que ela concorde em devolver a criança. Apesar de sua resistência inicial, Hortência demonstra tristeza e acaba decidindo abrir mão do menino. Em uma cena emocionantes, ela chega à porta do quarto de Giuliana e Matteo com a criança nos braços, chorando, e afirma: “Eu trouxe o filho de vocês!”.
Após esses acontecimentos, Hortência, que se torna viúva após a morte de Hernandez, decide recomeçar sua vida ao lado de Amadeo. Ela se casa com o operário e passa a cuidar dos bens deixados pelo falecido marido, buscando um novo caminho em sua vida.
“Terra Nostra” foi exibida pela primeira vez na Globo entre 1999 e 2000. A novela é uma criação de Benedito Ruy Barbosa, com colaborações de Edmara e Edilene Barbosa, e direção de Jayme Monjardim, Marcelo Travesso e Carlos Magalhães. Os telespectadores têm a oportunidade de acompanhar diariamente os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens e outras informações sobre a novela.

