Lituânia e Israel se enfrentarão em um amistoso internacional nesta quinta-feira, dia 13 de outubro, às 14h (horário de Brasília). A partida está marcada para acontecer no Dariaus ir Girėno stadionas, em Kaunas, Lituânia. Os dois times chegam para este confronto em situações complicadas, já que ambos não conseguiram se classificar para a Copa do Mundo de 2026 e buscam uma vitória para recuperar a confiança.
Devido ao risco de confrontos entre as torcidas, a partida será realizada com os portões fechados, permitindo apenas a presença de jogadores, comissão técnica e staff.
Historicamente, Lituânia e Israel já se enfrentaram cinco vezes, com Israel vencendo quatro jogos e uma partida terminando em empate. O último encontro entre as seleções ocorreu em 2004 e também terminou em vitória para Israel, por 2 a 1. Nos confrontos diretos, a média de gols tem sido alta, com mais de 2,5 gols marcados em quatro das cinco partidas.
Atualmente, a seleção da Lituânia atravessa um momento difícil, acumulando 15 jogos sem vitórias, sendo 11 derrotas e 4 empates. Na última partida, a equipe foi derrotada pela Polônia por 2 a 0, o que encerrou suas chances na fase de grupos das Eliminatórias Europeias. A seleção amarga o último lugar do Grupo G, com apenas 3 pontos conquistados em 4 jogos.
Por outro lado, a seleção de Israel também vem de um momento complicado. Na última partida, foi derrotada pela Itália por 3 a 0, resultado que também afastou suas chances de classificação para a Copa do Mundo. Israel tem 9 pontos, ocupando a terceira posição no seu grupo, que conta com equipes como Itália e Noruega.
Apesar da má fase, Israel nas últimas semanas obteve vitórias em amistosos, derrotando a Eslováquia em casa por 1 a 0 e a Bielorrússia fora por 4 a 0.
Para a partida, a seleção da Lituânia deve entrar em campo com a seguinte escalação: Svedkauskas; Tutyskinas, Girvainis, Beneta, Sirvys; Vorobjovas, Gineitis, Sirgedas, Golubickas; Paulauskas e Cernych. O técnico da equipe é Edgaras Jankauskas.
Já Israel deve jogar com: Glazer; Revivo, Blorian, Shlomo, Dasa; Turiel, Gloukh, Peretz; Shua, Turgeman e Gorno. O time é comandado pelo técnico Ran Ben Shimon, que terá o desfalque de Solomon, que ainda se recupera de uma lesão.
A partida terá transmissão exclusiva pelo streaming do Disney+. Não haverá transmissão ao vivo pela televisão. A expectativa é que, sem o apoio das torcidas, o jogo seja mais um desafio para as duas seleções, que buscam a retomada da confiança em suas atuações. O árbitro designado para o confronto é Edgars Maļcevs, assistido por Mārtiņš Svipsts e Deniss Ševcenko.

