A NASA realizará um evento ao vivo no dia 19 de novembro, às 15h (horário de Brasília), para apresentar imagens do cometa interestelar 3I/ATLAS. O evento acontecerá no Centro de Voo Espacial Goddard, localizado em Greenbelt, Maryland, nos Estados Unidos.
O cometa 3I/ATLAS foi descoberto em 1º de julho pelo observatório ATLAS, que recebe financiamento da NASA. Este objeto é apenas o terceiro identificado como vindo de fora do nosso sistema solar. Embora não represente perigo para a Terra, já que sua maior aproximação será a cerca de 273 milhões de quilômetros do nosso planeta, o cometa passou a apenas 31 milhões de quilômetros de Marte no início de outubro.
A transmissão do evento ocorrerá nas plataformas NASA+, no aplicativo da NASA, no site oficial da agência, no canal do YouTube da NASA e também no Amazon Prime.
Entre os participantes do evento, estarão: Amit Kshatriya, administrador associado da NASA; Nicky Fox, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas; Shawn Domagal-Goldman, diretor interino da Divisão de Astrofísica; e Tom Statler, cientista principal para pequenos corpos do sistema solar.
Os membros da imprensa que quiserem participar do evento virtualmente devem enviar informações como nome completo, afiliação à mídia, endereço de e-mail e número de telefone para Molly Wasser, pelo e-mail molly.l.wasser@nasa.gov, com antecedência de pelo menos duas horas do início do evento. O público também terá a oportunidade de fazer perguntas durante a transmissão ao vivo usando a hashtag #AskNASA nas redes sociais.
Os recursos científicos da NASA possibilitam que os Estados Unidos acompanhem o cometa 3I/ATLAS durante a maior parte de sua passagem pelo nosso sistema solar. As observações serão feitas com instrumentos científicos complementares e a partir de diferentes ângulos, permitindo um estudo detalhado do comportamento do cometa. Esses recursos incluem tanto espaçonaves operando em diversas partes do sistema solar quanto observatórios baseados na Terra.
Para mais detalhes sobre o cometa 3I/ATLAS, é possível acessar o site da NASA.

