O escritor húngaro László Krasznahorkai foi anunciado como o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2025. A premiação foi divulgada nesta quinta-feira, 9 de outubro. O autor foi reconhecido por sua “obra convincente e visionária que, em meio ao terror apocalíptico, reafirma o poder da arte”.
Krasznahorkai, de 70 anos, é conhecido por seus cinco romances, além de diversos prêmios literários. Entre suas conquistas, destaca-se o Prêmio Internacional Man Booker de 2015, além de receber o prêmio de melhor livro traduzido de ficção, em 2013, por seu primeiro romance, Sátántangó. Esta obra é uma narrativa pós-moderna sobre o fim do mundo.
Ele é o segundo escritor húngaro a ser agraciado com o Nobel de Literatura, seguindo o exemplo de Imre Kertész, premiado em 2002. Krasznahorkai ganhou notoriedade na cena literária em 1985, com o lançamento de Sátántangó, que foi adaptado para um filme aclamado em 1994.
O filme, dirigido pelo cineasta húngaro Béla Tarr, é notável por sua duração de sete horas e reflete a profundidade do romance original. Além de Sátántangó, Krasznahorkai é autor de outros livros significativos, como Melancolia da Resistência, publicado em 1989, Guerra e Guerra, de 1999, e Seiobo There Below, de 2008.
O comitê do Prêmio Nobel descreveu Krasznahorkai como um “grande escritor épico na tradição da Europa Central”, ressaltando características como o absurdismo e o excesso grotesco, traços que marcam seu estilo profundo e impactante. Seu livro mais recente, Herscht 07769, foi lançado em 2021 e retrata a agitação social na Alemanha, capturando a turbulência que antecedeu a pandemia.
No romance, que se passa em uma pequena cidade em Thüringen, a história gira em torno de Florian Herscht, um órfão adotado por um neonazista que o forçou a se tornar um limpador de grafites. Recentemente, Krasznahorkai lançou sua nova obra, Zsömle Odavan, que traz o personagem Józsi Kada, um tio de 91 anos que possui uma reivindicação secreta ao trono e que preferiria se esconder do mundo.
O reconhecimento de Krasznahorkai com o Nobel de Literatura ressalta sua contribuição marcante para a literatura contemporânea e destaca a importância de sua obra em um cenário global.