Clientes de diversos bancos, como Itaú, Nubank, Bradesco e Santander, enfrentaram dificuldades para realizar pagamentos de boletos nesta segunda-feira. Muitas pessoas recorreram às redes sociais para relatar os problemas, gerando um aumento no número de reclamações. De acordo com dados do site Downdetector, que monitora interrupções em serviços online, o Nubank registrou 152 queixas por volta das 11h. Nesse mesmo horário, o Itaú anotou 144 reclamações, enquanto o Bradesco recebeu 92.
Hoje é o quinto dia útil do mês, um período importante para muitos trabalhadores, pois é quando a maioria das empresas realiza o pagamento de salários aos funcionários. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estipula que os salários devem ser pagos até o quinto dia útil, levando em consideração os sábados.
Usuários relataram em redes sociais, como o X, que não conseguiam pagar boletos em nenhum dos bancos. O Itaú, em resposta a uma dessas reclamações, confirmou que havia uma “indisponibilidade momentânea” e afirmou que estavam trabalhando para identificar a causa do problema.
Por outro lado, o Banco do Brasil informou, em comunicado, que todas as suas transações estavam funcionando normalmente nesta segunda-feira. O Nubank, por sua vez, também declarou que não havia identificado problemas em sua plataforma de pagamento.
Além desses casos, outras reclamações de usuários sobre dificuldades em realizar pagamentos foram observadas nas redes sociais. A situação gerou um desconforto para muitos que dependem desses serviços para a quitação de suas contas.