Em San Mateo, Califórnia, casos de abuso e exploração sexual de crianças dentro da plataforma de jogos online Roblox têm gerado preocupações e levando a ações legais contra a empresa. Roblox é uma das plataformas de jogos mais populares entre crianças, com aproximadamente 83 milhões de usuários ativos diariamente, sendo 42% desse total, ou cerca de 34,9 milhões de jogadores, menores de 13 anos.
As mensagens inicialmente inofensivas que circulam na plataforma rapidamente podem se transformar em situações perigosas. Um exemplo é o relato de uma mãe, que vamos chamar de Amie, sobre a experiência de sua filha de 13 anos. Após ter sido abordada por um estranho oferecendo a moeda do jogo, conhecida como Robux, a jovem foi convencida a mudar a conversa para o Discord, uma plataforma de mensagens bastante utilizada por gamers. Neste novo ambiente, o interlocutor manipulou a menina para enviar conteúdo sexual explícito, utilizando táticas de verificação de identidade para ganhar sua confiança.
Este tipo de interação não é um caso isolado. Muitas famílias em todo o país estão relatando incidentes semelhantes, onde predadores online utilizam a plataforma para fazer grooming — um processo em que adultos criam laços com crianças com a intenção de abusá-las. Presas a promessas de dinheiro virtual e validação emocional, as vítimas muitas vezes não percebem o perigoso jogo que está sendo executado. Amie descreveu como sua filha se sentia valorizada pelas atenções recebidas, dificultando sua resistência às investidas do predador.
Frente a essa preocupação crescente, advogados-gerais de diversos estados dos EUA, como Louisiana e Texas, iniciaram investigações contra o Roblox. Além disso, existem quase 80 processos judiciais ativos contra a plataforma relacionados à exploração sexual de menores. Alguns relatos detalham casos extremos, como o de um homem da Califórnia que foi preso por sequestrar uma criança que conheceu na plataforma e outra mãe de Oklahoma, cujo filho foi extorquido sexualmente por um predador que se passava por um adolescente.
Em resposta a essa crise de segurança, a Roblox anunciou diversas medidas para aumentar a proteção de seus usuários. A empresa implementou um sistema de verificação de idade que começará a ser obrigatório em janeiro. Esse sistema, que faz uso de tecnologia de inteligência artificial, permite categorizar os usuários em grupos etários e limitar interações entre crianças e adultos. Embora isso tenha sido recebido com certa expectativa, especialistas e famílias afetadas destacam que as novas medidas podem não ser suficientes ou podem ter chegado tarde demais.
Amie, assim como outras mães, acreditava estar protegendo sua filha ao utilizar controles parentais e monitorar seu uso de tecnologia. No entanto, a natureza interativa dos jogos online e a facilidade que um predador tem para se infiltrar nas conversas mostram que esses cuidados nem sempre são suficientes. A mãe decidiu suprimir o uso de Roblox e Discord após descobrir a situação e举报 o predador ao FBI.
Para famílias que passam por experiências similares, especialistas em segurança como Ben Gillenwater enfatizam a importância de diálogos abertos sobre segurança online e a desativação manual de recursos de chat. Os controles parentais devem ser configurados cuidadosamente, e, em caso de abusos, deve-se sempre documentar interações e reportá-las às autoridades competentes.
Essas situações ressaltam a necessidade de uma vigilância constante sobre o que crianças estão fazendo online. As consequências de falhas de segurança podem ser devastadoras, como é exemplificado com o caso de uma mãe que perdeu seu filho de 15 anos, que se suicidou após um trauma emocional provocado por um predador que conheceu na plataforma.
Com a ascensão das conversas sobre segurança online, as plataformas de jogos, como o Roblox, enfrentam o desafio não apenas de manter seus usuários engajados, mas também de protegê-los de perigos que podem ser ocultos sob a fachada de diversão e socialização.

