A Copa do Mundo de 2026 se aproxima e, na última terça-feira, um total de seis países de três continentes se classificaram para a competição. As seleções da África do Sul, Arábia Saudita, Catar, Costa do Marfim, Inglaterra e Senegal garantiram seus lugares no torneio. Até o momento, 28 seleções estão confirmadas, restando 20 vagas disponíveis.
A Inglaterra foi a primeira seleção europeia a conquistar a classificação. Comandada por Harry Kane, a equipe inglesa obteve uma vitória expressiva de 5 a 0 contra a Letônia, assegurando a liderança do grupo K com 18 pontos. Em um resultado diferente, Portugal não conseguiu se classificar nesta data, já que empatou com a Hungria no último minuto da partida, perdendo a oportunidade de garantir sua vaga na Copa.
Na África, as Eliminatórias definiram os últimos três classificados para a Copa do Mundo. A África do Sul foi a primeira equipe a assegurar sua vaga na terça-feira. O time venceu Ruanda por 3 a 0 e terminou na primeira posição do grupo C, também com 18 pontos. Logo depois, a Costa do Marfim jogou em casa, em Abidjan, e superou o Quênia pelo mesmo placar de 3 a 0, garantindo 26 pontos e o primeiro lugar do grupo F, ultrapassando o Gabão, que agora busca uma vaga na repescagem. Para completar, Senegal também confirmou sua participação ao derrotar a Mauritânia por 4 a 0. O atacante Sadio Mané destacou-se na partida, marcando dois gols e garantindo o primeiro lugar do grupo B.
No continente asiático, as últimas duas equipes a se qualificarem foram o Catar e a Arábia Saudita. O Catar, que foi o país sede da última Copa, garantiu sua vaga com uma vitória de 2 a 1 contra os Emirados Árabes Unidos. Já a Arábia Saudita, após um empate sem gols com o Iraque, terminou na primeira posição do grupo B com quatro pontos, se classificando para a competição pela terceira vez consecutiva. O Catar também se destacou, sendo líder do grupo A, com os mesmos quatro pontos.