O Union Berlin está vivendo um momento positivo no Campeonato Alemão, com cinco partidas sem derrota. Um aspecto interessante dessa fase é a dependência do time em relação aos jogadores que entram durante as partidas. No próximo jogo, contra o Borussia Dortmund, o time pode alcançar duas marcas históricas na Bundesliga.
Nos últimos jogos, o Union Berlin tem se destacado pela contribuição de seus substitutos. Desde o gol de Tim Skarke contra o RB Leipzig, ocorrido em um jogo emocionante no dia 12 de dezembro, apenas jogadores que entraram como reservas marcaram gols. Nesse duelo, que ocorreu em um momento crítico da partida, o Union estava vencendo por 2 a 1 e sua defesa estava sob pressão. Para aliviar esse estresse, o treinador Steffen Baumgart fez uma alteração, colocando o veloz Tim Skarke em campo. Em uma jogada final brilhante, Skarke aproveitou uma assistência de Andrej Ilic e, nos minutos finais, garantiu a vitória por 3 a 1.
Desde então, a situação dos gols do Union se inverteu. Em seis semanas, todos os gols da equipe na Bundesliga foram feitos por jogadores que entraram como substitutos. Isso inclui Andras Schäfer, que marcou na vitória contra o Colônia, e os jogadores Woo-Yeong Jeong e Marin Ljubicic, que contribuíram para empatar os jogos contra o Mainz e Augsburg, respectivamente. No último domingo, Jeong novamente demonstrou sua habilidade ao marcar em Stuttgart.
No próximo jogo em casa contra o Borussia Dortmund, marcado para às 18h30, o Union Berlin pode estabelecer um novo recorde na Bundesliga. Até agora, nenhum time conseguiu que seus jogadores substitutos fossem responsáveis por sete gols consecutivos. Se um jogador que entrar no jogo contra o Dortmund marcar o primeiro gol do Union, o clube fará história. Atualmente, o recorde é compartilhado entre o Union e o Dortmund, que marcou seis gols de jogadores que entraram no segundo tempo, mas em apenas duas partidas.
Além disso, o Union Berlin está a um passo de igualar outro feito histórico. Apenas uma equipe, a Arminia Bielefeld, conseguiu marcar em cinco jogos consecutivos apenas com gols de substitutos durante a temporada 1981/82.
Analisando a formação do time, a chance de mais um desempenho notável dos substitutos parece promissora. Apenas Woo-Yeong Jeong deve começar como titular contra o Dortmund; Skarke, Schäfer e Ljubicic, que foram essenciais nas últimas partidas, devem começar no banco, prontos para fazer a diferença quando chamados.

