O Jeep Avenger é um dos lançamentos mais aguardados pela Stellantis no Brasil, onde será produzido na planta de Porto Real, Rio de Janeiro. Com previsão de lançamento em 2026, o Avenger ocupará o espaço abaixo do Renegade. O modelo, que já está disponível na Europa, recentemente integrou a frota dos Carabinieri italianos, com sua primeira grande missão ocorrendo no funeral do papa Francisco.
A versão utilizada pela polícia italiana é elétrica, enquanto a configuração disponível no Brasil será híbrida-leve. A inclusão do Avenger na frota policial faz parte de um contrato maior firmado entre o governo italiano e a Stellantis. As entregas começaram em 16 de abril, apenas cinco dias antes do falecimento do papa.
Do total de 176 unidades adquiridas, 46 foram destinadas à capital Roma, preparadas para atuar durante o Jubileu da Igreja Católica em 2025. As unidades restantes servirão em cidades italianas com restrições ambientais mais rigorosas.
A viatura destinada aos Carabinieri é equipada com um motor elétrico de 400V, gerando 156 cv de potência e 260 Nm de torque. Sua autonomia é de até 400 km no ciclo WLTP, podendo alcançar 550 km em áreas urbanas, tornando-a adequada para patrulhamento em centros históricos e regiões com limites de emissão.
Com dimensões compactas de 4,08 metros de comprimento e raio de giro de 10,5 metros, o Avenger mantém características tradicionais da marca, como os sistemas Selec-Terrain® e Hill Descent Control, que aprimoram seu desempenho em diversos tipos de pisos. Curiosamente, o papa Francisco também utilizou um veículo da Stellantis, o Fiat Idea, durante sua visita ao Brasil.
No Brasil, o Avenger está programado para ser lançado em 2026, mas na versão híbrida e não na configuração totalmente elétrica utilizada pelos Carabinieri. Inicialmente, a produção seria realizada na planta de Betim, Minas Gerais. No entanto, a Stellantis optou por concentrar a fabricação do modelo em Porto Real, como parte de um investimento de R$ 3 bilhões entre 2025 e 2028, visando transformar o local em um polo multimarcas.
Na Europa, o Avenger é oferecido em diversas motorização. Além da versão elétrica de 156 cv, há uma configuração a combustão com motor 1.2 GSE turbo de 100 cv e uma nova versão híbrida 4xe que combina motores elétrico e a combustão, totalizando 134 cv. No Brasil, a versão híbrida deverá adotar o sistema Bio-Hybrid com motor 1.0 Turbo e um motor elétrico de 130 cv.
O modelo se destaca pelas suas proporções compactas, com um entre-eixos de 2,56 metros e um porta-malas com capacidade de 355 litros. O vão livre do solo de 20,1 cm confere uma aptidão moderada para enfrentar terrenos irregulares. Em seu interior, o Avenger apresenta um painel digital de 10,2 polegadas e uma central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay, alinhando-se às expectativas de conectividade do segmento automotivo.
Embora possua um design robusto com ângulos de ataque e saída de 20° e 32°, respetivamente, o modelo foi projetado com foco no uso urbano.