Adquirir pneus novos é fundamental para garantir a segurança nas estradas. Apesar de sua importância, muitos motoristas podem não perceber alguns aspectos específicos, como os pequenos filamentos visíveis na banda de rodagem. Esses elementos, conhecidos popularmente como “cabelinhos”, têm gerado questionamentos sobre sua relevância e impacto no desempenho dos pneus.
Em busca de esclarecimentos, a reportagem da CNN entrevistou especialistas da Bridgestone, uma renomada fabricante de pneus. Segundo Roberto Ayala, gerente sênior de Engenharia de Vendas da empresa, esses filamentos são resíduos que resultam do processo de fabricação, especificamente durante a vulcanização.
A vulcanização é um processo crítico, onde o pneu adquire forma e resistência ao ser moldado sob alta temperatura e pressão. Para permitir que o ar se dissipe do molde e que a borracha preencha adequadamente todos os espaços, pequenos canais de ventilação são incluídos. Como resultado, podem aparecer esses “cabelinhos”.
Ayala destaca que a presença desses resíduos é comum e não afeta a durabilidade ou o desempenho do pneu: “Esses resíduos visuais são normais e não possuem função técnica ou operacional”. Ele também observa que a quantidade e o posicionamento dos filamentos podem variar de acordo com o modelo e o design dos moldes, mas a segurança e a qualidade do produto permanecem intactas.
Além disso, é relevante informar que esses filamentos tendem a desaparecer com o uso regular do pneu, o que diminui qualquer preocupação em relação à sua presença.