Hidrelétricas Brasileiras: Registros Recorde de Água Vertida em 2023

Quantidades Recordes de Água Vertida nas Hidrelétricas

 class=
Hidrelétricas-Brasileiras-Registros-Recorde-de-Água-Vertida-em-2023

As hidrelétricas brasileiras apresentaram um volume de água vertida sem precedentes em 2023, de acordo com dados fornecidos pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Este volume de água é liberado pelas barragens quando as hidrelétricas estão cheias e não precisam de toda a água para a produção de energia, devido à demanda.

Energia Suficiente para Abastecer o Nordeste

Até 20 de junho deste ano, a quantidade de água vertida nas hidrelétricas de todo o país alcançou um equivalente de 10.842 MWmed (megawatts-médios).

De acordo com o ONS, essa energia seria capaz de suprir aproximadamente 90% da demanda de energia dos consumidores do Nordeste.

Reservatórios em Níveis Elevados: Reflexo das Fortes Chuvas

O nível elevado dos reservatórios é um reflexo direto das fortes chuvas recentes.

Ao final de junho, os reservatórios de hidrelétricas no Sudeste e Centro-Oeste, que abrigam a maior capacidade de geração do país, apresentavam uma média de armazenamento de 86%, o melhor índice registrado desde 2011.

Exportação de Energia para Argentina e Uruguai

Uma razão pela qual a quantidade de água vertida não foi maior é que o Brasil exportou energia para a Argentina e o Uruguai.

Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), foi vendida aos dois países vizinhos uma energia equivalente a 4.924,9 MWmed, gerando uma receita de aproximadamente R$ 600 milhões.

Efeitos na Conta de Luz

sobre os efeitos na conta de luz devido à melhora na situação das hidrelétricas, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) respondeu que “em razão do aumento da geração renovável e menor utilização das térmicas, as bandeiras tarifárias estão verdes.

Desde abril de 2022” as tarifas estão verdes e devem permanecer “assim até o fim de 2023”. Esta bandeira verde implica que não haverá cobranças extras nas contas de luz.

Reflexões sobre a Crise do Setor Elétrico

Esta melhora no setor elétrico brasileiro ocorre apenas dois anos depois de uma forte crise causada pela escassez de chuvas, que trouxe de volta o temor de um possível racionamento de energia no país.

O Ministério de Minas e Energia informou que “entende que a redução estrutural das tarifas de energia elétrica passa por políticas públicas para correção de diversas distorções incluídas no setor elétrico ao longo dos últimos anos”.

O Ministério também afirmou que “atua para implementar essas políticas públicas, de modo a proteger a população mais carente” e “propor correções às distorções incluídas nas tarifas nos últimos anos”.

Rolar para cima