As empresas de tecnologia chinesas Tencent e Douyin, que pertence à ByteDance, estão implementando iniciativas destinadas a auxiliar comerciantes internacionais na venda de produtos no mercado interno da China. Essas ações surgem em um contexto de crescente tensão comercial entre os Estados Unidos e a China, levando grandes empresas do setor a se unirem em apoio ao governo chinês.
Em 17 de outubro, a Tencent anunciou o lançamento de um programa que visa impulsionar as vendas dos exportadores chineses dentro do país, utilizando sua plataforma de comércio eletrônico WeChat. A meta é alcançar 100 bilhões de yuans em vendas, o que equivale a aproximadamente US$ 13,69 bilhões. O programa permitirá que os exportadores criem lojas online no WeChat, através de um canal especial, e em determinadas situações, iniciem operações sem a necessidade de depósitos iniciais. Além disso, a empresa planeja oferecer descontos e subsídios destinados a facilitar as vendas dos exportadores por meio das funcionalidades em tempo real do WeChat.
Em outra frente, a Tencent se comprometeu a apoiar pequenas e médias empresas na ampliação de suas operações nos mercados do sudeste asiático por intermédio da plataforma Tenpay Global, que oferece soluções de pagamentos internacionais.
Por sua vez, a Douyin anunciou, na noite de 16 de outubro, o lançamento de um programa similar, focado em ajudar exportadores a fortalecerem sua presença no mercado doméstico, enquanto buscam reduzir sua dependência de clientes internacionais. A plataforma fornecerá canais específicos para que os exportadores chineses possam abrir lojas na Douyin e, assim, minimizar seus custos operacionais. Além disso, a empresa disponibilizará crédito de capital de até 1 milhão de yuans e oferecerá 45 dias de financiamento sem juros para empresários que cumprirem certos critérios.