Londres – A economia da zona do euro apresentou uma expansão significativa em outubro, registrando o crescimento mais rápido desde maio de 2023. Essa recuperação é impulsionada pelo aumento da atividade no setor de serviços e pela melhoria nas condições de demanda, conforme revelou uma pesquisa recente.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) composto do HCOB para a zona do euro, elaborado pela S&P Global, subiu de 51,2 em setembro para 52,5 em outubro. Este é o décimo mês consecutivo de crescimento, e o índice atingiu seu nível mais alto em 29 meses, com leituras acima de 50,0 indicando expansão na atividade econômica.
Cyrus de la Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank, afirmou: “Finalmente, há algo positivo a ser notado sobre a economia da zona do euro novamente. O setor de serviços registrou um sólido aumento em outubro, e para encontrar um aumento igualmente forte em novos negócios, é preciso voltar a maio do ano passado.”
A pesquisa também revela que os volumes de novos negócios cresceram no ritmo mais acelerado em dois anos e meio, com o setor de serviços sendo o principal responsável por esse aumento. Em contraste, os pedidos do setor industrial permaneceram estagnados. O índice composto de novos pedidos saltou de 50,6 para 52,1.
O PMI do setor de serviços subiu para 53,0 em outubro, em comparação a 51,3 em setembro, marcando seu pico em 17 meses.
Além disso, o crescimento do nível de emprego acelerou para um recorde em 16 meses, revertendo uma leve queda observada em setembro. As empresas de serviços aumentaram contratações para atender à crescente demanda, enquanto o setor industrial continuou a perder postos de trabalho em um ritmo mais acentuado.
As tendências de inflação mostraram um comportamento divergente; a inflação dos custos de insumos reduziu-se para um mínimo histórico em três meses, enquanto as empresas elevaram seus preços de venda com a maior taxa em sete meses.



