A Chevrolet anunciou o retorno do modelo Captiva ao mercado brasileiro, apresentando uma nova versão significativamente diferente da anterior. O antigo Captiva, um SUV médio, foi comercializado no Brasil entre 2008 e 2017 e contava com motorização a combustão. Agora, o novo Captiva EV tem origem chinesa, baseado no Wuling Starlight S, que é fruto da parceria com a General Motors.
Com um reposicionamento no mercado, o Captiva EV mantém dimensões semelhantes a concorrentes como o BYD Song Plus e o Haval H6, mas opta por uma motorização totalmente elétrica, ao contrário de modelos híbridos oferecidos pelos rivais. Essa decisão pode vislumbrar uma proposta de preço mais acessível.
Embora os detalhes técnicos ainda não tenham sido oficialmente divulgados, informações do Wuling Starlight S indicam que o veículo possui 4,74 metros de comprimento, 1,89 metro de largura, 1,68 metro de altura e 2,80 metros de entre-eixos.
A versão brasileira enfrentará algumas mudanças visuais, destacando-se pela frente que incorpora elementos do design atual da Chevrolet, incluindo faróis mais afilados e a tradicional grade com o emblema da marca. Na traseira, as alterações deverão ser sutis, como logotipos específicos e leves ajustes no acabamento.
Internamente, o Captiva EV apresentará um painel minimalista, com uma grande tela multimédia central em posição elevada, seguindo um estilo “flutuante”. Este sistema integrará funções de entretenimento, navegação e ajustes do veículo, com uma redução significativa de comandos físicos, substituindo o logo da Wuling pelo da Chevrolet.
No que tange ao desempenho, o Captiva EV será equipado com um motor capaz de gerar 204 cv e torque de 31,6 kgfm. Dados provenientes da versão chinesa indicam que a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 8,9 segundos, com uma velocidade máxima de 175 km/h. A bateria de 60 kWh (do tipo LFP, lítio-ferro-fosfato) permitirá uma autonomia de até 510 quilômetros, conforme o ciclo de testes chinês, que tende a ser mais generoso que o padrão brasileiro do Inmetro.
O tempo de recarga também foi mencionado: em corrente alternada, utilizando um carregador de até 6,6 kW, o veículo atinge carga completa em cerca de 10 horas. Para recargas rápidas em corrente contínua, que ainda não tiveram a potência máxima especificada, é possível recuperar de 30% a 80% da carga em aproximadamente 20 minutos.
A Chevrolet ainda não divulgou informações detalhadas sobre versões, equipamentos ou preços. No entanto, um lote significativo desse modelo está previsto para o Brasil e outros países latino-americanos. O lançamento do Captiva EV integra a estratégia da montadora de expandir sua linha de veículos elétricos no Brasil, que também contará com o modelo Spart EUV.