As montadoras estão se dedicando a criar soluções sustentáveis, especialmente no setor automotivo. Atualmente, os veículos híbridos e elétricos são os mais promissores em termos de vendas, mas a Toyota está explorando outra alternativa para combater as emissões de carbono: a Hilux movida a biometano. Essa inovação foi apresentada na 30ª edição da Agrishow, uma das principais feiras de tecnologia agrícola do mundo.
A Hilux, que se baseia na versão STD Power Pack manual, torna-se a primeira picape do Brasil a utilizar esse tipo de combustível. O biometano é uma fonte renovável derivada do biogás, produzido a partir de materiais orgânicos, como resíduos da cana-de-açúcar.
Segundo a Toyota, a picape foi projetada com um motor 2.8 diesel da versão atual, que passou por adaptações para funcionar no ciclo Otto, apropriado para o biometano. As alterações incluem um novo design da cabeça dos pistões para modificar a taxa de compressão, além da inclusão de velas de ignição, bobinas e sistemas de controle. Também foram instalados tanques de gás, reguladores de pressão e sistemas de filtragem.
Além disso, o gerenciamento eletrônico do motor foi remapeado para ajustar os sinais de injeção do biometano como combustível. O presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, destacou: “Com o protótipo da Hilux a biometano reafirmamos nosso compromisso com uma mobilidade mais sustentável, conectada às vocações do país e que gera impacto positivo para o meio ambiente e a sociedade.”
Entretanto, vale ressaltar que a Hilux movida a biometano ainda é um protótipo e não há previsão de lançamento para o mercado brasileiro.