A Embraer (EMBR3) anunciou, em 25 de outubro de 2023, a aceleração dos estudos para permitir que suas aeronaves utilizem combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês) totalmente renovável, sem qualquer mistura com combustíveis fósseis. Essa decisão está ligada à primeira aquisição de um lote 100% SAF pela empresa no Brasil, com suporte da Vibra (VBBR3).
Com a nova amostra, a companhia intensificará os testes sobre a interação de diferentes materiais das aeronaves com o biocombustível durante períodos prolongados. “O acesso ao SAF no Brasil dinamiza os testes, realizados na sede da Embraer. Com esta ação, avançamos em nossa meta de ter aeronaves capacitadas para operar com combustível 100% SAF até 2030”, declarou André Tachard, Global Head de ESG na Embraer.
Apesar do potencial significativo para a produção de SAF, o Brasil ainda enfrenta desafios quanto à disponibilidade do produto em larga escala. Segundo a Embraer, as pesquisas até então eram conduzidas apenas em laboratórios localizados nos Estados Unidos e na Europa.
O SAF em teste na Embraer foi importado da Bélgica e está armazenado na base do aeroporto Tom Jobim (GIG), no Rio de Janeiro. Este biocombustível é promissor, pois pode reduzir as emissões de carbono da indústria aeroespacial em até 80% em comparação ao combustível convencional. Atualmente, todas as aeronaves da Embraer são capazes de operar com uma mistura de até 50% desse combustível.